Crescimento sustentável. É com esta ideologia que segue o plano de expansão da rede Seletti Culinária Saudável, franquia número 1 em fast food saudável, há sete anos no mercado.
O sistema de franchising cresce a passos largos e o segmento de alimentação se destaca entre os setores que comandam esse crescimento, graças ao aumento no número de pessoas que passam a comer fora de casa.
As projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam para um crescimento entre 5,5% e 7% do mercado de franquias em 2015. O número é justificado pela abertura de novos shoppings centers em todo o país, assim como pelo crescente número de lojas de rua.
A alimentação saudável, especificamente, segue como grande tendência. A preocupação e consciência das pessoas com o bem-estar e com a saúde está cada vez maior e, com isso, o Seletti tem oportunidades para crescer em todo o Brasil. Uma pesquisa feita pelo IBOPE, a pedido da Alelo, atesta esse comportamento da população. De acordo com o levantamento, 56% dos brasileiros afirmam ter uma alimentação saudável. Quando questionados sobre suas escolhas na hora de comer, 70% afirmam buscar um prato equilibrado com legumes, verduras, proteína e carboidratos. Entre as mulheres, essa preocupação é maior – 75% delas buscam essa proporção, contra 68% dos homens.
Para Luis Felipe Campos, idealizador e fundador do Seletti Culinária Saudável, franquia número 1 em fast food saudável, o fato de comer fora de casa já não é mais desculpa para não seguir uma boa alimentação. “É imprescindível saber distinguir a qualidade dos alimentos especialmente pela forma de preparo. Nós, por exemplo, não servimos frituras em nosso cardápio. Priorizamos sempre, mesmo que em lanches, a combinação com percentuais ideais de fibras, proteínas, carboidratos, etc”, avalia.
O Seletti encerrou 2014 com faturamento na ordem de R$ 35 milhões. A previsão para 2015 é atingir um crescimento de 45% frente ao ano passado. O plano de crescimento da rede prevê que, neste ano, aproximadamente 12 lojas serão abertas. “A projeção é encerrar este ano com 55 lojas, entre abertas e contratadas”, afirma Campos. Atualmente são 32 lojas em operação nos principais estados do Brasil, em shoppings centers, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Distrito Federal.
Novas regiões do Brasil estão na mira da expansão da rede de fast food saudável, principalmente os estados do Sul e cidades do interior de São Paulo, que se tornam mercados extremamente promissores com a abertura de novos centros de compras. Outro objetivo é fortalecer a marca no Sudeste, Nordeste e Centro Oeste, pontos que já contam com a bandeira da rede de gastronomia saudável.
Scaramella Press – Paulo Yokoyama
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!