Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o movimento de internacionalização das marcas brasileiras continua a todo vapor. Em 2018 foram contabilizadas 145 redes nacionais com operações em 114 países. Em 2017, era 142 redes, em 100 países. Um dos destinos mais procurados pelas marcas é Portugal, que aparece em segundo lugar, com 34 redes.
Com uma unidade em Portugal, a SuperGeeks, primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do país, deu início ao projeto de internacionalização no ano passado. A marca espera inaugurar 20 unidades no país até 2020.
“Começamos a internacionalização por Portugal por conta da língua, que requer apenas a adaptação de alguns materiais e, claro, aproveitando a ida dos brasileiros pra lá”, explica Marco Giroto, fundador da SuperGeeks.
Além de Portugal, a SuperGeeks também quer expandir para os Estados Unidos juntamente com a empresa americana e parceira CS Plus que oferece uma plaforma em nuvem e interativa para ensinar ciência da computação nas escolas regulares de todo o mundo. Os Estados Unidos é o país que ficou em primeiro lugar na pesquisa da ABF, sendo o principal destino das marcas brasileiras no exterior, com 59 redes operando localmente. Além disso, a rede também quer atingir regiões de língua espanhola e já tem demanda para o Japão.
A SuperGeeks oferece seis modelos de negócios no Brasil, alguns inclusive de baixo investimento, são opções que vão desde R$ 22 mil até R$ 200 mil. Para o exterior, o investimento inicial é de 55.000 EUR. Para as escolas regulares do Brasil e do exterior, a SuperGeeks também oferece a CS Plus, uma plataforma para ensino de ciência da computação na grade escolar (ensino fundamental e médio) alinhada com os principais padrões nacionais, como a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, quanto internacionais como o CSTA – Computer Science Teachers Association.
Com 5 mil alunos, a SuperGeeks atende crianças de 5 a 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.
“A metodologia da SuperGeeks é exclusiva e o sistema de ensino e currículos não são encontrados em nenhuma outra empresa do segmento no mundo, um dos motivos que levou a SuperGeeks a iniciar sua internacionalização tão cedo.”, finaliza Marco.