A segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo e a 13ª do Brasil, Guarulhos detém o 4º maior produto interno bruto (PIB) do estado e o 13º maior do país. Em vista disso, a região tem sido o foco de expansão para diversas empresas, em especial do setor de franquias, algumas redes como Super Visão e Mineiro Delivery, já garantiram seu território com unidades. Já outras estão em busca de franqueados, uma vez que há bastante mercado a ser explorado no município. Além de diversas opções, o franchising oferece inúmeras vantagens para quem pretende ser dono do próprio negócio.
Entre os benefícios de optar pelo segmento, está o fato do empreendedor investir em uma marca já estabelecida no mercado, com modelo de negócio pronto e que já foi testado, que oferece assistência, suporte da franqueadora e planejamento estruturado, além de custos menores e risco de fracasso pequeno.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias cresceu 8% em 2017 na comparação com o ano anterior, chegando a um faturamento de R$ 163 bilhões. No primeiro trimestre deste ano, o setor chegou a R$ 38,8 bilhões. O número é 5,1% maior que o registrado no mesmo período de 2017. Com relação ao à aberturas e fechamentos de lojas nos três primeiros meses, houve uma variação positiva de 1%. Atualmente, há 144,5 mil unidades franqueadas no Brasil.
A densidade demográfica de Guarulhos chamou atenção da Super Visão – rede de vistorias automotivas, que já conta com três unidades na região. A rede vem crescendo e seu faturamento atinge a casa dos R$ 6 milhões mensais somando as mais de 140 unidades em todo país. Por mês, a Super Visão emite em media 70 mil laudos de vistorias veiculares, o que inclui laudos de transferências e vistorias cautelares. Em seus mais de 12 anos de existência, foram mais de 8 milhões.
Um dos setores que mais cresce e nunca sai de moda é o de alimentação, por isso, apostar no segmento é uma ótima oportunidade. Como no caso da Mineiro Delivery, a rede que surgiu para inovar o mercado de alimentação, surgiu em 2012 com o objetivo de atender as necessidades de milhares de clientes que não abrem mão de uma refeição saborosa, qualidade, praticidade e um bom preço. Com seu modelo de servir na caixinha garante frescor, sabor e preserva a qualidade e temperatura dos alimentos, o que é a grande queixa dos consumidores ao optarem pelo sistema delivery. Com ingresso no franchising em 2015, a rede já conta com 120 unidades comercializadas e 60 em operação, sendo uma delas na cidade de Guarulhos. Para se tornar um franqueado o investimento inicial é de R$ 130 mil, com faturamento mensal em torno de R$ 70 mil.
Com 24 unidades, a Dídio Pizza busca seu primeiro franqueado em Guarulhos. Os investimentos que a rede vem promovendo nos últimos dois anos dão seus frutos e Elidio Biazini, diretor e fundador da Dídio Pizza, conseguiu reduzir o investimento inicial de R$310 mil para R$265 mil sem que isso influenciasse no padrão das unidades e nem no modelo de negócio. A “mágica”, segundo ele é simples e é fruto da sintonia fina que a marca busca ao investir em tecnologia e melhoria processos internos.
De acordo com Elidio Biazini, diretor da rede, Guarulhos tem o perfil e potencial que a Dídio Pizza procura em sua expansão. “Lojas em Guarulhos tem tudo para serem unidades de sucesso. O público da cidade está dentro do target que nosso estudo de geoprocessamento aponta. O novo franqueado que investir terá um negócio de sucesso nas mãos”, garante Biazini.
Outros segmentos também buscam expansão na região
MTCred – No mercado há dez anos, a MTCred – rede de crédito consignado, conta com 54 unidades em 15 estados brasileiras, mas nenhuma em Guarulhos. A marca registrou em 2017 um volume de negociações que ultrapassou os R$ 150 milhões apenas em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Para quem deseja se tornar franqueado, a rede conta com quatro modelos de negócios: Franquia Home Office, de apenas R$ 9.900,00, Smart MTCred, que custa R$ 14.999,00, MTCred Loja 1, R$ 49.990,00, e MTCred Loja 2, que vale R$ 69.990,00.
Instituto Gourmet – Criado para os amantes da culinária, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Em 2016, a empresa atingiu faturamento de R$ 1,4 mil, em 2017 ingressou no franchising e já conta com 32 unidades comercializadas, para esse ano a expectativa de crescimento é de 200%. O valor de investimento da rede é de R$ 250.000,00 e o faturamento médio é de R$ 80.000,00 por mês.