Em franca expansão pelo país, a rede de lavanderias automáticas Laundromat inaugurou em setembro a primeira unidade em Santa Catarina, em Balneário Camboriú, além de duas operações no Rio de Janeiro, nos bairros de Jacarepaguá e Botafogo, e outra em São Carlos, interior de São Paulo. Em busca de novos mercados e consumidores para aumentar sua capilaridade, a franquia também prevê para os próximos meses operações funcionando em Belém (PA), Fortaleza (CE) e Palmas (TO).
As aberturas vêm acompanhando o desempenho positivo do segmento de limpeza e conservação, que registrou no 2º trimestre de 2019 um aumento de 9,4% no número de abertura de unidades, em comparação com mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, desenvolvida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para o diretor da Laundromat, Nicolas Lopez, o crescimento mesmo diante de um cenário econômico instável, se deve à gradativa mudança de hábito da população, que utiliza cada vez mais serviços que facilitem as tarefas indispensáveis do cotidiano, tais como lavar a roupa. “A marca trabalha com o conceito de ‘lavanderias self service’ ou ‘do it yourself´, no qual os clientes realizam o serviço por conta própria, sem o auxílio de um atendente nas unidades. Esta opção faz com que a prática de higienizar vestuário fora de casa, que já foi visto como serviço de luxo, seja acessível ao orçamento doméstico, além de economizar tempo e contribuir com o meio ambiente, já que o uso de recursos é bem inferior ao usado em uma residência”, explica.
O método de autosserviço de lavagem e secagem de roupas, elimina qualquer intermediário, assim como as lavanderias automáticas norte-americanas. O processo é todo automatizado, pois o usuário libera a máquina através de pagamento via cartão, e os insumos (sabão, amaciante) são dosificados de forma mecânica. Também há comunicação das lojas junto ao SAC disponível, que facilita e esclarece qualquer dúvida do consumidor.
As principais vantagens deste método para os usuários são poder contar com lojas disponíveis em horários amplos, todos os dias da semana e o preço da lavagem até 70% mais barato que os demais sistemas disponíveis no mercado. “Para os franqueados oferecemos um negócio altamente vantajoso, sem a necessidade de atendentes e com projeção de faturamento maior, devido à possibilidade de ampliação do horário. A estimativa é que com esse modelo de operação o empreendedor tenha um aumento no lucro líquido da unidade”, conclui Lopez.