Com um mercado que deve atingir US$ 125,93 bilhões até 2029 no mundo todo, de acordo com estudo do Mordor Intelligence, o segmento de sorvetes e gelatos segue em amplo crescimento. Segundo a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis, a Abrasorvete, o país está entre os cinco maiores do mundo no setor: são mais de 10 mil empresas, gerando até 300 mil empregos.
Esse cenário positivo também é refletido no comportamento de consumo, já que o último levantamento realizado pela Mintel, em 2023, indica que 60% dos consumidores estão interessados em experimentar novos sabores de sorvetes e picolés.
Para se destacar diante desse público, a busca pela qualidade vai além do produto final. O foco na experiência sensorial tem se mostrado um fator decisivo para o sucesso de marcas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, explorar os cinco sentidos tornou-se parte integral da estratégia de negócios.
Desde a temperatura perfeita e a textura suave do gelato até a atmosfera acolhedora das lojas, tudo é projetado para criar memórias únicas e conquistar os corações dos consumidores. A decoração conta com tons coloridos e ‘adocicados’, que remetem à sutileza dos produtos. Já o cheiro característico remete a açúcar e canela, toques sutis da casquinha artesanal. “Não se trata apenas de vender um produto, mas de oferecer uma vivência memorável que conecta emoções e sentidos. Por isso, nós apostamos na imersão total e no cardápio rotativo, que oferta novidades a cada visita do cliente. No food service, entender as expectativas do público e surpreendê-lo em cada detalhe é o que define o crescimento a longo prazo”, afirma Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO da Cuor di Crema.
Segundo o empresário, experiências multissensoriais conquistam cada vez mais o consumidor, principalmente quando elas ganham o ambiente digital, com compartilhamento nas redes sociais. “Quando o cliente se sente encantado, ele não apenas retorna, mas também se torna um embaixador espontâneo da marca”, finaliza Augusto.