Retomada econômica faz franchising manter crescimento e projetar elevação do faturamento em 2020

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou nesta quarta-feira (22) balanço prévio do segmento de franquias em 2019. Segundo dados da entidade, o setor deve registrar crescimento nominal em receita de 6,9% em relação à 2018. Em decorrência da tendência de retomada do crescimento econômico e o avanço das reformas, a ABF projeta para este ano, elevação de faturamento do setor de cerca de 8%.

Melhoria de alguns indicadores, especialmente o Índice de Confiança Empresarial e o PIB, chegada de novas redes e abertura de unidades com novos modelos de negócio foram os fatores que impactaram positivamente o franchising em 2019.

O balanço da ABF aponta ainda para uma intensa expansão no número de unidades em operação (5,1%) e redes (1,4%), em 2019.  O total de empregos diretos do setor subiu 4,8%, chegando a cerca de 1,34 milhão no ano passado.

Para 2020, a estimativa é que haja um incremento de 6% na geração de empregos no franchising. Já a expansão das unidades deve ser de 6% e o número de redes pode ampliar 1%.

Com leque de opções e redes dos mais variados segmentos e valores de investimento, o franchising se mostra cada vez mais a opção mais vantajosa e segura para quem quer começar um negócio.  Algumas opções:

Modalidade com baixo investimento (a partir de R$ 19.990,00)

SuperGeeks: Primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação.

Quantidade de unidades: Mais de 60 unidades em operação no país, já com projeto de expansão também para outros países, como como Portugal, Estados Unidos, Japão e regiões de língua espanhola.

Modelos de negócios: Os investimentos variam entre R$ 22mil e R$200 mil.

Neo Delivery: franquia de aplicativo de entrega via moto frete. Atua por meio de um aplicativo para smartphone para que usuários espalhados em todo o território nacional se beneficiam do serviço de moto frete de tudo que se pode ser transportado sobre uma motocicleta a preços e estimativa de tempo de entrega diferenciados do que é praticado no mercado. Os clientes podem solicitar através do aplicativo, coleta e entrega, ou apenas entrega, dos mais variados tipos de mercadoria.

Quantidade de unidades: A inauguração da unidade piloto em São José do Rio Preto acontece em abril, mês em que a franquia será inaugurada oficialmente. A rede espera ter 20 franquias no primeiro semestre do ano e 40 no final de 2020.

Modelos de negócios: Os investimentos variam entre R$ 56.240,00 e R$ 108.568,00

MTCred: Nascida em Cuiabá a MTCred tem 12 anos de atuação no mercado de crédito consignado. A rede de franquias conta com 76 unidades em 23 estados brasileiros e voltada para crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos, forças armadas além de cartão de crédito, consórcio, seguros, empréstimo pessoal, entre outros.

  • Quantidade de unidades: 76 unidades
  • Modelos de negócios: a partir de R$ 19.990,00

Mary Help: Fornece mão de obra de diaristas para serviços em residências e empresas, além de realizar a seleção de profissionais e terceirização de mão de obra. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, os clientes podem agendar e contratar os serviços de lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos.

  • Quantidade de unidades: Mais de 112 unidades espalhadas por todo país.
  • Modelo de negócio:  De R$40mil a R$60 mil

Seguralta: Com mais de 50 anos de mercado, a marca é a maior rede de franquias seguradoras do país.

  • Quantidade de unidades: mais de 1 mil unidades.
  • Modelo de negócio:   a partir de 35 mil reais

N1 Chicken: Marca brasileira que se apoia em três pilares para conquistar cada vez maior dos clientes: criatividade, colaboração e simplicidade. O carro chefe da marca é a produção de frango frito, preparado a partir de alimentos de alta qualidade: temperos exclusivos, 100% naturais e de origem brasileira.

  • Quantidade de unidades: mais de 110 franquias comercializadas
  • Modelo de negócio: a partir de 94 mil reais

Modalidades com investimento médio (de R$ 100 mil a R$ 300 mil)

Instituto Gourmet: O Instituto Gourmet é a maior rede de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para os amantes da culinária, o instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno.

  • Quantidade de unidades: mais de 90 unidades comercializadas em todo país.
  • Modelo de negócio: a partir de R$ 250 mil

Arena Baby: Pioneira no consumo consciente de roupas de bebês e crianças, a rede Arena Baby, criada em 2015, entrou para o franchising no final de 2016. A loja de brechó infantil traz um conceito onde o cliente leve os produtos que o seu filho já não usa mais e venda por dinheiro ou por crédito na loja, para a compra de outros produtos que necessitar no momento. Além de encontrar produtos Quase Novos e Nunca Usados, de 40 a 70% mais baratos do que os mesmos produtos em lojas convencionais.

  • Quantidade de unidades: mais de 10 franquias comercializadas
  • Modelo de negócio:  a partir de 159 mil reais

Espaço Nails by Kelly Nogueira: Fundada em 2015, pela empresária Kelly Nogueira. O Espaço Nails entrega o serviço de manicure, alongamento de unhas e outros serviços de beleza e estética. Mudando a vida de todas as clientes que ali frequentam. Espaço Nails está presente em diversos Shoppings na cidade de São Paulo.

  • Quantidades de unidades: 7 próprias e 1 franqueada
  • Modelo de negócio: a partir de 129 mil reais