A região sudeste é a mais desenvolvida do Brasil, responsável por 55,2% do PIB brasileiro. Tamanha riqueza – atribuída a outros fatores do local que é composto por quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo – chama muito a atenção de empresários que querem expandir seus negócios, como é o caso da Via Certa – Educação Profissional.
A marca que oferece cursos de diversas áreas para quem busca se qualificar no mercado ou até mesmo para quem procura por uma nova carreira, iniciou em 2019 seu plano de expansão. Nesse contexto, o sudeste foi traçado então para dar início a essa etapa pós “reestruturação interna”. Entre as cidades no radar: Guarulhos (SP), Santo André (SP), Ribeirão Preto (SP), Niterói (RJ), Volta Redonda (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES) e Colatina (ES).
“Sentimos que era hora de buscar por melhorias e assim, investimos em 2018 no aperfeiçoando de produtos, metodologias, manuais, sistema de gestão, inserção de novos mecanismos, entre muitos outros detalhes. Agora, nos sentimos preparados para trazermos novos investidores para a marca. Uma rede bem alinhada com certeza é sinônimo de sucesso”, comenta Jilo Shimada, diretor de expansão da Via Certa.
O diretor comenta que o sudeste abrange 90% das mais de 30 unidades da rede. E a expectativa é de ainda este ano, sejam abertas mais 10 unidades, e para o ano que vem aproximadamente 100 operações.
“Queremos ampliar a nossa atuação. Nossa meta é estar presente em todo o Brasil, mas neste primeiro momento o plano de expansão está todo focado na região sudeste. Visualizamos grandes oportunidades, ainda mais se levarmos em consideração o expressivo número de habitantes, que aos nossos olhos, podem ser vistos como potenciais alunos”, explica Jilo.
Modelo de ensino
A Via Certa conta hoje com mais de 30 cursos nas áreas mais buscadas pelos brasileiros, como: administração, marketing, indústria e energia, informática, línguas, saúde, estética, entre muitos outros. A duração do curso varia de seis meses a dois anos, e o custo mensal é bem acessível: a partir de R$119,90.
A metodologia é diferenciada e conta com um sistema de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online – em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da área.
Auxílio do FDA
Para auxiliar na busca por expansão, a marca criou neste segundo semestre, a modalidade de negócio FDA (Franqueado de Distância de Área), o mesmo que máster-franqueado. Ou seja, o profissional responsável por representar uma marca em determinada região, prospectar clientes e buscar novos franqueados além de oferecer suporte e treinamento para o mesmo.
“Sabemos que a internet facilita e aproxima as pessoas, mas esse contato humano ainda é essencial para os negócios. Apostamos muito no FDA porque além do respaldo que ele pode oferecer aos franqueados que estão próximos dele, ele ainda nos auxiliará nessa busca por novos franqueados, o que contribui para o nosso crescimento. Estamos com grandes expectativas”, finaliza Jilo.
Modelo de negócio
A franquia oferece três modelos de negócio que variam conforme o número da população: O modelo de negócio “Pequeno Porte” é oferecido para cidades de até 20 mil habitantes, e tem o investimento inicial de R$130.573. Já a modalidade “Médio Porte”, é destinada à municípios com até 50 mil pessoas, e tem o investimento inicial de R$151.125. Por fim, há a modalidade “Grande Porte”, na qual abrange cidades acima de 100 mil pessoas e exige investimento de R$190.624. Os valores de faturamento são de: R$40 mil, R$70.800 e R$94.750, respectivamente.
Entre as principais facilidades e benefícios oferecidos ao franqueado, Jilo assegura oferecer todo o respaldo e know-how necessários para implantar e operar a unidade franqueada, porém alerta dizendo que o franqueado precisa estar ciente de que todos os processos devem ser seguidos à risca para garantir a padronização da marca e também a alta performance da unidade.