Região Nordeste é a mais procurada por redes que acabam de ingressar no franchising

Não é só o turismo que impulsiona a região Nordeste. No ano passado, o crescimento do setor de franquias foi mais acentuado nesta região, se comparado aos centros de negócios do país no Sul e Sudeste. De acordo com pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Nordeste é a segunda região mais importante para o franchising e é onde se concentra o maior número de unidades: 14,5% de todo mercado nacional.

Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) entre 2011 e 2014, foram inaugurados 15 novos shoppings centers em cidades da região, devido ao maior poder aquisitivo da população e, consequentemente do consumo. É possível afirmar que o mercado está menos saturado, o que é uma motivação que leva às redes a abrirem unidades no Nordeste.

Desenvolvedora de soluções para empresas e contact center e que ajudam a reduzir os custos com telefonia mantendo a qualidade nas ligações, a OPT recém-chegada ao franchising, a rede ingresso para o setor neste ano, já enxergou na região um mercado promissor.

“A região Nordeste tem mostrado muito interesse pela nossa tecnologia e acredito que muito disto se deve ao fato de que as empresas de tecnologia se concentram muito no eixo Rio-São Paulo”, declara Dante Brazão, presidente da OPT Franchising.

A rede foi criada e migrou para o franchising neste ano. Iniciou com uma unidade própria em São José do Rio Preto (SP) e já conquistou 11, sendo uma em Fortaleza (CE) e outra no Recife (PE). Os planos de expansão para a região Nordeste não param por aí. “A OPT tem um planejamento muito forte para o Nordeste, pretendemos abrir 20 franquias ainda neste ano.”, explica Dante.

Entre seus principais produtos estão software para redução de custo com telefonia, para disparo de SMS e para PABXIP, além do software para call center. Aos interessados, a OPT tem três modelos de negócios: Home Based, Office e Master Center e o investimento inicial é de R$ 15.900,00, R$ 59.900,00 e R$ 89.900,00, respectivamente. Uma das principais vantagens da marca é que os franqueados tem um ganho recorrente, enquanto durar o contrato com o cliente final.

Outra rede que vem progredindo bastante na região é a Mineiro Delivery que cresceu mais de 7% em números de unidades se comparado ao ano passado. Com 6 unidades no Nordeste, a expectativa da rede é atingir 20 em 2016 e nos próximos cinco anos chegar a 50. Criada em 2012, e com ingresso no franchising no ano passado, a Mineiro Delivery oferece delivery de comida no estilo mexidão mineiro com jeito caseiro e o mais inovador: servida no box. Para se tornar um franqueado, é necessário um investimento de R$ 105 mil.

Franquias sem concorrência quer estrear no Nordeste
Pioneira por ser a única franquia no segmento de varais, não ter concorrentes direto e comercializar produtos exclusivos, a Só Varais entrou para o franchising no ano passado e enxerga o grande desenvolvimento de grandes centros como, por exemplo, Fortaleza, onde quer muito estar. A Bahia também está na mira da Só Varais. “Esperamos abrir 08 unidades no Nordeste até o final do ano”, comenta Williams Duarte, diretor de negócios da Só Varais. O investimento inicial na marca é de R$ 128.911,00. A rede é especializada na comercialização, instalação e manutenção de varais.

Outro exemplo é a Derma Nail, primeira rede de cosméticos no Brasil que unem beleza, tratamento e cuidado especialmente para mãos, pés e unhas. Com quatro unidades em funcionamento e três em implantação, a marca tem planos ambiciosos e espera conquistar mais 40 até o final do ano, atingindo um faturamento de R$ 3 milhões.

Dentre os principais produtos da marca, estão os indicados para micose, calos, verrugas, frieiras, unhas fracas e quebradiças, pés diabéticos e com rachaduras, alergias a esmaltes, entre outros.

A entrada para o setor de franquias se deu em 2015 devido não só ao crescimento do segmento de beleza, mas também como um aumento expressivo para o setor de unhas, o que coloca o Brasil como um dos melhores mercados do mundo.

O ingresso no franchising deu tão certo que a Derma Nail registrou um crescimento de 30% no faturamento no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo levantamento da ABF, a região Nordeste cresceu 8,8% no faturamento, atingindo um patamar de mais de R$ 2 bilhões em 2015. A região é responsável por 7,5 % das redes no Brasil e diversas delas têm projeção nacional.

Com redes que acabaram de ingressar no mercado chegando também ao Nordeste é bem provável que estes números aumentem ainda mais nos próximos anos.

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