Referência em conforto, Plié anuncia sua expansão por franquias

Rede inaugurou 11 unidades próprias ao longo dos últimos dois anos e busca franqueados para todas as regiões do País

Presente em mais de 4,5 mil pontos de vendas e com produtos exportados para 54 países em todos os continentes, a Plié, marca 100% brasileira conhecida por suas lingeries modeladoras – também chamadas de shapewears – e que agora traz sua tecnologia e conforto, que respeita as diferentes curvas, para outros momentos do dia a dia da mulher, anuncia a expansão por meio do sistema de franquias. Este processo teve início após dois anos de estudos e desenvolvimento e vai ao encontro do anúncio feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo pesquisa trimestral de desempenho realizada pela entidade, o setor de franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, mantendo assim sua trajetória rumo aos níveis pré-pandemia, sendo que moda foi um dos segmentos mais impactados. No entanto, com o ensaio da retomada, o setor registrou o terceiro melhor desempenho, com alta de 178,2% em relação ao mesmo período de 2020. Concorreram para este resultado, além da retomada aos poucos da vida social, a expansão dos horários de funcionamentos dos shoppings.

“Inauguramos a primeira loja própria da marca, em maio de 2019 e a experiência foi extremamente positiva, mesmo em tempos de pandemia. Graças à boa aceitação, implantamos 15 unidades até o momento, sendo 11 próprias e quatro franqueadas. O intuito é ingressar nos principais shopping centers de diferentes capitais. Mas, também, visamos pontos estratégicos para a implantação de lojas de rua. Esperamos que entre 25% a 30% das unidades estejam nestes locais. Nosso plano contempla, ainda, a conversão de bandeira, para as operações que já vendem lingeries e desejam ingressar na rede para fazer parte de uma marca consolidada. Vislumbramos oportunidades em todos os estados brasileiros”, revela o acionista da Plié, Ron Horovitz.

Especialmente falando sobre os shoppings, o executivo ainda acrescenta dizendo que “com a pandemia, enxergamos a oportunidade de expandir fora dos centros comerciais. É uma possibilidade de inserir a marca em municípios que não possuem shopping, mas que levam a característica do nosso público-alvo. Porém, para aqueles que preferem investir em um negócio dentro de empreendimentos comerciais, a pandemia permitiu a disponibilidade de pontos em corredores principais, com alto fluxo de pessoas, em decorrência da saída de outras lojas”.

Uma marca, inúmeras vantagens

Para quem deseja abrir uma franquia, a Plié oferece inúmeras vantagens. A começar pelo fato de que o mix de produtos a diferencia de quaisquer outros existentes no mercado. Dessa forma, ao atuar há mais de 20 anos no nicho de shapewears, a marca se tornou referência e não compete com nenhuma outra de underwear do mercado brasileiro. Outro ponto é que as lojas também são diferenciadas, como conta Ron.

“Fizemos um investimento de quase R﹩ 2 milhões para preparar um moderno sistema de reposição automática nas lojas, realizada de acordo com as vendas dos franqueados, não demandando grandes compras e entregas semanais. Como 90% dos produtos são perenes, não há necessidade de se preocupar com as peças que entram e saem de acordo com as novas coleções. Isso faz com que o franqueado tenha um melhor controle dos custos referentes ao estoque. Testamos o sistema nas lojas próprias e foi um sucesso. Agora, esse será um dos diferenciais das franquias”. Assim, a área de 40m², é usada integralmente para oferecer às clientes o acesso a todo o mix de produtos, com suas diversas modelagens que funcionam como a base perfeita sob a roupa.

Além das lojas físicas, a marca conta com um canal de e-commerce próprio, criado em 2016. “O e-commerce foi um canal de extrema importância para a marca na pandemia. Conquistamos um aumento que ultrapassa os 80% nas vendas em 2020. Por conta do isolamento social, mulheres de diferentes regiões conheceram a marca e isso fortaleceu nossa imagem no mercado. Com a reabertura do comércio, as consumidoras querem visitar as lojas para ter uma experiência de compra, conhecer de perto as novidades e opções de shapewear. Diante disso, a expansão via franquias se torna uma ação estratégica. Nós, como franqueadora, estamos investindo em ações de marketing, com foco nacional, para atrair investidores e clientes que buscam uma rede que atua com comprometimento e respeita todas as curvas das mulheres”, diz Horovitz.

Shapewear também no dia a dia? Por que não?

Fatores como a expansão por meio de lojas físicas, que proporcionam um contato mais próximo com as consumidoras, também impactam no aumento do mix de produtos da Plié. Devido a ótima aceitação das peças, ainda neste ano, a marca lançará duas linhas inovadoras que ainda trazem em seu DNA a preocupação com o meio ambiente. O mix de produtos amplo contempla também o segmento fitness, utilizando como matéria-prima a poliamida premium Sensil®️. Além disso, a ausência de costura e os diferentes níveis de compressão em uma mesma peça são seus diferenciais tecnológicos.

Mas, para muitas, o uso de shapewears ainda se mantém atrelado a ocasiões especiais, em que há o forte desejo de realçar pontos fortes e disfarçar possíveis “imperfeições” do corpo. No entanto, a intenção da marca é desmistificar esta ideia. “Quando se pensa em modelagem, vem à cabeça algo desconfortável, que aperta tudo, esquenta, e que não se vê a hora de chegar em casa e tirar. Primamos pelo conforto e temos um mix variado. Algumas peças têm a função de comprimir; outras apenas modelam o corpo. Não à toa, nosso slogan é ‘respeito às curvas’. Além do apelo estético, com diferentes cores e texturas, os produtos contam também com uma tecnologia que os diferencia dos concorrentes, sendo pensados para serem usados no dia a dia e não apenas sob um vestido mais justo ou com um decote mais ousado”, finaliza Ron.