Redes de franquias criam ações para ajudar franqueados durante pandemia

Ações vão desde descontos, extensões no prazo, programas de bonificações, recall de produtos e até aulas de gestão em plataformas digitais

A pandemia trouxe desafios novos para empresários, em especial aqueles que atuam no setor alimentício. Lidar com uma rede de franquias pode ser um desafio ainda maior. Para ajudar e auxiliar franqueados a superarem a crise causada pela pandemia, algumas redes agiram rapidamente para dar suporte.

Na Casa da Empada, durante os períodos de fechamento compulsório de lojas e shoppings, mas precisamente de abril a junho de 2020, fez recall de produtos para evitar o prejuízo por parte dos franqueados. Além do recall, outras ações tiveram uma duração mais longa, como a isenção de cobrança dos royalties e fundo de propaganda. A cobrança do fundo de propaganda retornou no fim de 2020 por conta da grande movimentação nas redes sociais para impulsionamento da marca e produtos. Já a cobrança dos Royalties retornou em março de 2021.

A rede criou também o PIF – Programa de Incentivo ao Franqueado, que envolve bonificações em troca de pontos adquiridos por performance e nível de aderência às regras do Sistema de Franquias da Casa da Empada, com regras e requisitos ajustados para que as bonificações beneficiassem todas as unidades. Houve flexibilização em alguns requisitos para que todas as unidades tivessem acesso ao bônus. Em 2021 foi criado o PAF – Programa de Apoio ao Franqueado, visando dar suporte ainda maior para unidades com baixa performance ou dificuldades de pagamento, gerando condições para corrigir eventuais inadimplências e possibilitando o retorno destas unidades aos requisitos para bonificações.

A MyCookies, rede especializada no clássico cookie americano que conta com 55 unidades, ofereceu diversos suportes aos franqueados. A franqueadora aumentou o prazo de pagamento. “Antes os franqueados pagavam na retirada dos produtos, mas atualmente, devido a pandemia, o prazo se estendeu. Agora eles faturam e somente depois pagam.”, explica a CEO Natalie Pavan.

Além do aumento do prazo de pagamento, a franqueadora ofereceu descontos nos produtos e bonificações. A rede criou também uma plataforma EAD – MyCookies Academy, onde disponibilizou dezenas de vídeoaulas sobre gestão para ajudar o franqueado a passar pela crise causada pela pandemia e lives com a CEO Natalie Pavan e especialistas para auxiliar e dar suporte ao franqueado que precisasse.

Do outro lado, o franqueado da Duckbill Cookies & Coffee, com loja em Osasco, localizada no Pátio Osasco Open Mall, informou que a franqueadora deu desconto nos royalties, além de aumentarem os prazos de pagamento, darem descontos e até mesmo pagamentos parcelados das mensalidades durante quatro meses. “A franqueadora Duckbill ajudou bastante. Eles esticaram os prazos de pagamento e apoiaram, inclusive, nas negociações para reduzir o valor do aluguel.”, explica o franqueado Marcus Santos.