Rede Outer Shoes forma vendedores e cria modelo para medir a performance das lojas

Ao invés de estabelecer metas maiores de vendas, que segundo a empresa acabam desmotivando vendedores e gerentes, a Outer Shoes – rede de calçados alternativos com 22 lojas – propõe desafios simples, mas extremamente eficazes, que têm feito as lojas elevarem o faturamento em cerca de 10% ao mês. “No lugar de pedir, por exemplo, que um vendedor venda 150 peças ao invés das 100 que costuma vender, perguntamos se a cada venda, ele consegue vender um item a mais para o cliente. No final do mês, temos o mesmo resultado sem deixar os colaboradores das lojas estressados e apreensivos”, explica Filipe Lamim, gerente de expansão.

Quando um vendedor é contratado pela Outer Shoes, o primeiro treinamento é feito na franqueadora, diretamente com o presidente da empresa. Eles se reúnem para ouvir a história da empresa e entender conceitos sobre a marca e o conceito dos produtos. Motivados com esta ação, em seguida vão passar para o treinamento técnico e motivador, focado em resultados.

Através de seu modelo próprio de gestão, passa a acompanhar de perto cada vendedor e sabe agir rapidamente quando há alguma queda nas vendas. “Temos uma série de indicadores, criados para o nosso próprio negócio, que avalia individualmente cada item, como padronização de loja, ambientação, processos de caixa, estoque e equipe e conseguimos observar as vendas em tempo real. É a soma de todos eles que nos trazem a análise de perto de cada operação”, explica ele.

Campanhas internas de incentivo também estão constantemente sendo criadas. São reuniões de feedback e estímulo das equipes nas lojas, corridas de vendas com gincanas e premiações, jogos entre lojas, com eliminatórias e vencedores e até a utilização do próprio aplicativo WhatsApp, onde são compartilhadas as metas batidas, vídeos com dicas de vendedores para os demais colegas, entre outros.

Este ano, a Outer Shoes está se preparando para entrar em mercados ainda inexplorados. A capital paulista e o interior, assim como as cidades do Nordeste, estão nos planos de expansão da empresa, que no ano passado faturou R$ 33 milhões.

Outer Shoes – Ficha Técnica
Investimento total (incluindo a Taxa de Franquia): R$ 330 mil

Capital de Giro: R$ 120 mil

Taxa de Franquia: R$ 40 mil

Taxa de Royalties: 30% sobre compras

Taxa de Propaganda: não cobra

Metragem mínima das lojas: 30m²

Número de funcionários por loja: 10

Ticket Médio: R$ 300,00

Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Lucratividade: 14%

Prazo de retorno do investimento: 24 meses

Prazo de contrato: 5 anos

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