Sendo um dos que mais expandiu em 2021, o setor de franquias tem se mostrado essencial para a economia brasileira depois da crise trazida pela pandemia da Covid-19, crescendo 10,7% em comparação à 2020, segundo dados de levantamento feito pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O destaque vai para o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que teve elevação de 10,5% pelo segundo ano consecutivo e faturou mais de R$9,7 bilhões no terceiro trimestre do ano passado, um crescimento de 9,1% em comparação com o mesmo período em 2020.
Acompanhando as tendências do mercado e dando continuidade ao seu projeto de expansão de franquias, a rede de Studios do Grupo Smart Fit deu início, em 2022, ao seu processo de internacionalização, chegando, ainda no segundo semestre, com as marcas Tonus Gym – voltada para a musculação com treinos que fogem da monotonia das academias tradicionais – e Vidya Studio – especializada em hot yoga, com aulas em salas ambientadas com baixa iluminação, trilha sonora relaxante e aquecimento de 40ºC – à Europa: em Lisboa, Portugal. O plano, que teve início em 2021, com a possibilidade de compra de franquias de seus quatro studios – Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House -, é comandado por Ana Carolina Corona, head da rede de Studios do grupo, e liderado por Gerson Torres, gestor de expansão, que, além das projeções internacionais, cujo intuito é abrir, ao menos, mais seis unidades fora do Brasil em 2023, objetiva negociar mais de 20 franquias no Brasil até o fim deste ano.
“Os studios já são uma tendência e, especialmente, uma realidade no exterior. Então, a nossa expansão internacional ocorreu naturalmente, justamente por termos produtos inovadores, amados pelo público consumidor e que apresentam uma excelente relação entre investimento, retorno e margens, fazendo com que investidores nacionais e internacionais desejem levar nossas marcas pelo mundo afora”, explica Gerson. “As negociações em Portugal começaram em 2021 e nossa previsão é inaugurar nossas unidades de Tonus Gym e Vidya Studio ainda no segundo semestre deste ano. Também estamos em tratativas com outros países”, completa.
Os Studios, inclusive, estiveram presentes na última ABF Franchising Expo, em junho, em busca de novas prospecções de franquias não só nacionais, como também no exterior, tendo conquistado bons negócios a partir dela. “Além dos contratos que já estão em processo de finalização, estamos com uma negociação aberta para outros países. Somos o maior grupo da América Latina e quarto maior do mundo e temos, além da expertise necessária, todo o apoio e infraestrutura, o que deixa os investidores confortáveis em levar nossos Studios para o mundo afora”, ressalta Torres. “Vemos este processo com muito otimismo, justamente pelo segmento fitness e o da saudabilidade andarem juntos e serem os que mais vão crescer no mundo nas próximas décadas. Estamos sempre na vanguarda e buscando levar aos investidores e clientes sempre a melhor experiência do mundo”, completa.
O gestor de expansão ainda alerta que, neste processo, diferentemente das franquias brasileiras, os valores de investimento, taxa de franquia e royalties variam de acordo com cada país, suas respectivas moedas e realidades. “O que posso adiantar é que seguiremos essa expansão em um formato master, onde há um parceiro local que nos auxilia a tocar a operação, oferecer suporte e todo o apoio in loco que os franqueados necessitarão”, finaliza. Todas as unidades oferecem qualidade das flagships, para que os clientes tenham as mesmas experiências em seus treinos, independentemente da localização, além de treinadores especializados para cada modalidade. Para mais informações sobre a compra das franquias, acesse o site.