O segmento de prestação de serviços de limpeza ganha espaço no franchising brasileiro ano a ano. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expansão deste setor em número de redes foi de 18,7% em 2013. No ano passado, as redes de limpeza e conservação faturaram R$ 1.073 bilhão com a prestação de serviços.
Os serviços relacionados à limpeza profissional e conservação estão ganhando cada vez mais destaque entre as franquias. Em 2013, a ABF registrou mais de 3,3 mil unidades franqueadas do segmento em todo o Brasil, 21,6% a mais do que no ano anterior. As prestadoras de serviço de limpeza profissional assumem um lugar de destaque, já que o mercado vê a terceirização como estratégia de gestão.
Agregando tecnologia e serviço inovador a este mercado com bom potencial para expansão, a Office Limp disponibiliza aos empreendedores, um modelo de negócio voltado para o segmento de limpeza e conservação. A marca comercializa franquias de prestação de serviço de limpeza mecanizada de fachadas, realizado por um equipamento alemão que traz inúmeras vantagens em relação aos métodos convencionais.
Diferenciais
Entre as vantagens do método utilizado pela Office Limp, estão:
– uso de água desmineralizada (a água é submetida a um processo de troca iônica que, ao fluir sobre a superfície, dissolve todas as substâncias indesejadas), removendo todo tipo de sujidade;
– limpeza realizada por uma pessoa em solo, sem necessidade de instalação de andaimes, gruas ou cadeiras suspensas (o equipamento alcança uma altura de 20 metros, cerca de cinco andares);
– utiliza, em média, 70 litros de água/hora contra 500 litros no método convencional;
– permite a limpeza de até 250 m² por hora enquanto no formato tradicional são de 25 a 30 m² por hora;
– certificações ISO 9001 (Gestão de Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional).
– pode ser contratada por todos os segmentos do mercado como empreendimentos residenciais e comerciais, escritórios, clínicas, condomínios, colégios, indústrias, shopping centers, lojas, supermercados, academias de ginástica, concessionárias, entre outros ramos de negócio.
Mercado
Segundo a Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), entre 80 e 90% da limpeza feita em prédios públicos é realizada por empresas privadas. A participação no setor privado também é uma realidade em 50% dos estabelecimentos privados.
Ainda de acordo com a Febrac, condomínios, supermercados, instituições de ensino, hotéis, hospitais e indústrias são os que mais delegam o serviço de asseio e conservação a outras empresas. A limpeza da fachada, considerada um verdadeiro cartão de visitas e um atrativo para a clientela, tem ganhado cada vez mais importância no marketing institucional por evidenciar o cuidado com a marca.
A cidade de São José do Rio Preto, considerada polo do franchising no interior paulista, foi escolhida para sediar a franqueadora da marca. O diretor-presidente, Otávio Lyra, decidiu se mudar de Maringá/PR para investir no modelo de negócio da prestadora de serviço de limpeza Office Limp. O jovem empreendedor deseja transformar sua marca em referência no segmento.
Para ele, “a fachada precisa ser constantemente limpa para transparecer o cuidado e o zelo pelo negócio. As cidades possuem centenas de empresas que precisam de um serviço especializado nesse tipo de limpeza, ou seja, há um mercado grande para nosso segmento”, destaca Lyra. A primeira unidade franqueada da marca também fica em São José do Rio Preto.
“O setor de limpeza é uma das atividades com maior potencial de crescimento mundial. A cada dia surgem mais e mais prédios que precisam ser limpos. Por ser um serviço essencial, que não depende de moda, cor ou estação do ano, é considerado um setor resistente a crises, pois ninguém pode ficar sem limpeza, que é uma necessidade, não um luxo”, avalia o especialista em franchising Marcos Nascimento.
O investimento inicial na franquia da Office Limp é de cerca de R$ 180 mil, incluindo o equipamento, a estrutura e os treinamentos necessários para o início da operação. O faturamento médio estimado é de R$ 60 mil e o retorno do capital investido a partir de 18 meses.
Raio X Office Limp
Nome da franquia: Office Limp
Segmento: prestação de serviços de limpeza profissional
Unidades no Brasil: 1 em operação e 1 em implantação
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Capital para implantação: R$ 178.200 (incluindo equipamento, estrutura e treinamentos)
Prazo médio de retorno: 18 meses
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Previsão de lucro médio: 15%
Serviço:
Office Limp Franqueadora
Endereço: Dr. Presciliano Pinto, 1527 – Boa Vista – SJRio Preto/SP
Fone: (17) 3364-9104 / 3364-9105
Lacerda Comunicação
João Vitor Barros (17) 3222-1168
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