Rede de franquias de produtos naturais e alimentação saudável registra crescimento nas vendas de alimentos voltados ao público vegano

Lojas voltadas a produtos naturais e alimentação saudável são as mais procuradas pelo público vegetariano e vegano

Comemorado no primeiro dia de novembro, o Dia Mundial do Veganismo, surgiu com o objetivo de conscientizar sobre o consumo de proteínas de origem animal ao redor do mundo.

Estima-se que 25 milhões de brasileiros consideram-se veganos ou vegetarianos, de acordo com o último estudo divulgado pela consultoria PwC. Segundo a pesquisa, o país está em busca de opções alternativas de proteínas para levar à mesa dos consumidores. Atualmente, a produção nacional é responsável por fabricar mais de 54 mil toneladas de proteínas alternativas – de origem vegetal – e até o final de 2023 deve alcançar o registro de 23 toneladas de produtos.

Atualmente já há uma infinidade de itens voltados para esse cardápio. O acesso a esses produtos também foi facilitado e os preços ficaram ainda mais acessíveis com o aumento do consumo. Isso se confirma quando as pesquisas apontam que somente o mercado de alimentação vegana chegará a 74,2 bilhões de dólares até 2027.

Entre as razões para o crescimento desse público, está o aumento da demanda por produtos mais sustentáveis, a preocupação com o bem-estar animal e a busca por uma dieta mais saudável, tendência que tem crescido no mundo todo, principalmente após o início da pandemia.

Esse setor difundiu-se e ganhou ainda mais espaço através de lojas voltadas para esses públicos, afinal a gôndola desses itens nos mercados tradicionais ainda é muito restrita.

“Foi pensando em diferentes públicos e necessidades, que a Bio Mundo nasceu. As lojas possuem o portfólio mais completo para proporcionar saúde, bem-estar e acessibilidade a todos, com um mix de itens incluindo produtos diet, light, integrais, veganos, funcionais, sem glúten, sem lactose, suplementos vitamínicos e esportivos. São mais de 3 mil produtos em prateleira e mais de 300 itens a granel”, conta Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, rede de franquias que aposta na diversidade de produtos para esse público em suas unidades espalhadas pelo Brasil.

Por isso, quando se fala nesse assunto, sempre se volta à disponibilidade e acessibilidade para montar um cardápio nutritivo e saboroso. Não são todos os mercados que esses itens são facilmente encontrados, às vezes, a procura por um simples leite vegetal torna o desejo de cozinhar, não tão satisfatório.

Na Bio Mundo, com a concentração de produtos em um só lugar, essa busca fica mais fácil. Dentre os variados itens disponíveis em loja, o destaque fica para os suplementos veganos (com cápsulas veganas), as proteínas à base de soja, ervilha e arroz, macarrão à base de grão de bico, e os granéis com todos os tipos de castanhas, amêndoas, farinhas, temperos e cereais. Afinal, através desses alimentos, como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo, é possível substituir a carne de forma eficiente, pois são boas fontes de proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras.

“Cozinhar em casa é um hábito comum do brasileiro, por isso a importância desses itens estarem cada vez mais acessíveis nas prateleiras. Isso irá contribuir com os que já são adeptos a esse estilo de vida, quanto aqueles que estão pensando em entrar nesse novo universo. Incentivar outras pessoas a bons hábitos será sempre o objetivo da nossa empresa”, finaliza Edmar.