No primeiro semestre de 2017, a rede Mestre-Cervejeiro.com – maior do seu segmento hoje no país – apresentou um crescimento total de 60,39% no faturamento, em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de R$ 6.640.000,00 para R$ 10.650.000,00. Em média, as vendas em cada uma das lojas subiram 11,20%. Além da rentabilidade, o número de unidades também de um salto de 48 para 63, apresentando um aumento de 31,25%. Falando em perfil de consumo, no primeiro semestre de 2017 as cervejas mais compradas na rede foram as brasileiras, representando mais de 60% do total de vendas.
O diretor e fundador da rede, Daniel Wolff, atribui esse sucesso ao crescimento do mercado de cervejas artesanais como um todo, estimado como algo entre 30% e 40% ao ano. “Cada vez mais o consumidor de cervejas vem tomando conhecimento da diversidade de aromas e sabores presentes nas cervejas artesanais, e não se trata de ‘moda’ mas sim de uma mudança permanente no perfil de consumo”, afirma.
Além do bom momento da cerveja artesanal, o crescimento foi impulsionado também pela experiência e know-how de quase 13 anos do Mestre-Cervejeiro.com no mercado, como uma marca estabelecida, que traz uma identidade forte. “Somos referência nacional em diversos aspectos da Cultura da Cerveja, não apenas como ponto de venda mas também através da produção de conteúdo na forma de artigos e vídeos, contribuições com a imprensa, produção de cervejas próprias, viagens cervejeiras, e, ainda, através da participação em eventos nacionais e internacionais”, pontua Wolff.
O faturamento médio mensal do Mestre-Cervejeiro.com cresceu 44,10% em 2016, em comparação à 2015. A rede fechou 2016 faturando, aproximadamente, R$ 18 milhões, aumento de 206,3% no comparativo ao ano anterior. O número de lojas também cresceu, passando para 59 unidades ativas, reforçando a presença da marca em todas as regiões do país. A projeção até o fim de 2017 é alcançar crescimento de 33,25% no faturamento, chegando aos R$ 24 milhões, e a 100 lojas espalhadas pelo país.
As cidades foco para prospecção de novos franqueados são: Araçatuba, Campo dos Goytacazes, Cuiabá, Franca, Guarulhos, Londrina, Jaraguá do Sul, Joinville, Jundiaí, Maceió, Novo Hamburgo e Palmas.
Criado em 2004, o Mestre-Cervejeiro.com é, hoje, a maior rede de franquia de lojas especializadas em cervejas artesanais do país, tendo se consagrado nos últimos anos como referência nacional na promoção de todos os aspectos da Cultura da Cerveja.
Possui operações em mais de 40 cidades espalhadas pelo Brasil, tendo um catálogo de aproximadamente 3.000 rótulos – nacionais e importados – disponíveis para as lojas trabalharem, além de um mix de produtos, como camisetas, kits para presente, taças, copos e petiscos gourmet.
Além da experiência sensorial do consumo em suas operações, a marca proporciona ao público, também, o aprendizado sobre esse rico universo, divulgando conteúdos cervejeiros em formato de vídeos e artigos, publicados constantemente em suas redes sociais e no seu site oficial.