Rede de cafeteria e doceria em estilo francês atinge dez unidades em menos de dois anos

A crise econômica não afetou a catarinense Café du Centre. Com a abertura do sistema de franquia há quase dois anos, já são dez unidades da marca em Santa Catarina e no Paraná. Também está em estudo propostas para novas lojas em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Além de triplicar o faturamento no último ano, e o retorno do investimento da maioria dos franqueados antes do prazo de 14 meses estipulado, a marca comemora a aceitação do público.

“Quinzenalmente, recebemos mais de 200 contatos de interessados em abrirem uma unidade da Café du Centre e avaliamos caso a caso pessoalmente. Na escolha de franqueados nosso principal critério é buscar pessoas que se dediquem ao negócio assim como nós. A cafeteria exige presença e a atenção do dono. A atenção aos detalhes para manter o padrão da marca é fundamental,” comentam as fundadoras Bruna e Paula Vieira.

Alguns empresários que já investiram na rede comemoram o retorno do investimento antes do prazo previsto pela franquia. É o caso dos sócios da Café du Centre de duas unidades no Paraná.

“O retorno do investimento está se cumprindo, por isso nossa perspectiva é abrir um total de cinco franquias da Café du Centre no Paraná. O apoio da matriz sempre foi ótimo, incondicional, por isso temos o projeto de expandir os negócios com novas unidades,” contam os sócios Liliana Pala Nogueira de Andrade e Marcelo Cataneo.

Ao receber indicações de empresários que investiram na franquia, a família de Maario Isidro Thomazi também decidiu empreender. “Conversamos donos de duas unidades sobre a franquia e vimos que tinha muito potencial. Sempre ouvimos falar muito bem da marca e dos produtos. Além disso, é respeitada a distância das unidades, por isso, iremos abrir uma unidade no Paraná. Certos do retorno, será uma oportunidade para reunir toda a família para trabalhar no negócio,” comenta o empresário Maario Isidro Thomazi.

Assim como no Paraná, a marca também tem feito sucesso entre aqueles que desejam ter o próprio negócio em Santa Catarina. “Conheci a matriz na cidade de Itapema e achei que deveria ter uma franquia. Gostei dos produtos e com as informações sobre o movimento decidi investir. Mesmo com tantas opções, as senhoras que visitam e degustam os pratos sempre se encantam e dizem que a região precisava de um local assim,” diz Suely Cavalcante proprietária de uma unidade em Santa Catarina.

Em cada cidade um novo sabor
Para cada nova unidade da Café du Centre é criada no cardápio uma versão exclusiva da taça suja ou desconstruída. Em Blumenau, por exemplo, a cultura germânica influenciou a escolha da maçã e do creme belga como ingredientes do prato. Já em Maringá, o cultivo do café presente na história da cidade levou a opção do sorvete de mesmo sabor.

“Elaboramos sempre uma sobremesa exclusiva levando em consideração a cultura gastronômica da cidade e o gosto de cada franqueado para harmonizar ingredientes altamente selecionados. Outro cuidado é a apresentação que precisa encher os olhos e fazer com que as pessoas sintam vontade de degustar,” explicam as fundadoras.

Além das taças, algodão-doce servido sobre cafés e outras bebidas, sanduíche francês croque monsieur, pão-de-queijo mineiro recheado e empanadas argentinas são outras opções servidas.

Sucesso de público nas unidades e nas redes sociais
O movimento é grande, na maioria das unidades, principalmente nos finais de semana. “Já chegamos a ter filas de espera de até três horas na Café du Centre e atender mais de 400 pessoas em um único dia, sendo que temos apenas 15 mesas em uma das unidades, localizada no litoral norte catarinense,” analisam os sócios Caroline Sgarbi e Felipe Carpintero Pinto.

Manoela Meggiolaro que já trabalhava no ramo gastronômico e irá inaugurar em breve a Café du Centre no oeste catarinense, ficou encantada pelos produtos da franquia e pela aceitação do público no dia-a-dia e nas redes sociais.

“A receptividade do público antes mesmo de ser definida a data da inauguração, tanto no dia-a-dia quanto nas redes sociais, é incrível. As pessoas ficam ansiosas em conhecer a franquia. É tudo delicioso, aconchegante, único, organizado e muito fácil de operar.” observa Manoela.

Onde encontrar
A Café du Centre está presente em vários destinos turísticos. Em Santa Catarina é possível encontrar unidades da marca em Itapema, Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Joinville e Chapecó. Já no Paraná a franquia está presente em Curitiba, Francisco Beltrão, Maringá e Cascavel. Também estão em estudo novas unidades em São Paulo, Brasília, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O horário de atendimento das unidades é diferenciado. A matriz, localizada no Centro de Itapema (SC), atende de segunda a sábado das 15h às 20h. As filiais funcionam de terça a domingo das 15h às 20h.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito