Fundada em 2013 pelo NLS Group, a Next Academy é uma importante rede de franquias de desenvolvimento pessoal (focada em futebol e educação) do mercado nacional. A empresa oferece treinamento esportivo para atletas, plataforma de suporte educacional com aulas fora do currículo escolar tradicional, curso de inglês online e capacitação para bolsas de estudo nos Estados Unidos de até 100% em universidades.
Quando iniciou, a Next funcionava como uma assessoria que facilitava a ida de atletas brasileiros para as universidades norte-americanas. Porém, foi percebido que poucos esportistas eram aproveitados, pois a maioria não se enquadrava nos exigentes pré-requisitos. Os empresários enxergaram aí uma ocasião para treinar esses atletas, a fim de torná-los aptos a estudar no exterior e/ou poder atuar em um time do alto escalão do futebol brasileiro.
A ideia de criar a empresa surgiu quando os cinco jovens, Bruno Pessoa, Danilo Miller, Yalli Oliveira, Felipe Araújo e Jônatas Polesello e, que jogavam futebol e estudavam em uma universidade dos EUA com bolsa esportiva, se conheceram (vinham de estados diferentes do Brasil) e notaram que o mercado brasileiro de treinamento esportivo era amador e com oportunidades apenas para o público infantil (até 14 anos). “Vimos um nicho de negócio e decidimos juntos criar um produto inovador, com foco nas idades superiores, entre 15 e 23 anos”, explica Bruno.
A partir daí foram inseridas disciplinas que os alunos não aprendem nas escolas tradicionais e que são essenciais para a vida, como planejamento financeiro e inteligência emocional. Além disso, foi criada uma ferramenta que ensina aulas de inglês online em parceria exclusiva com a EF EnglishLive, maior curso de inglês a distância do mundo. Sendo assim, a Next deixou de ser apenas uma rede facilitadora de atletas que buscam estudar e jogar fora do país, e passou a ser uma integradora entre o esporte e a educação.
A empresa fechou uma parceria com a Adidas, que fornece os materiais esportivos para os alunos e recebeu um aporte de mais de R$ 3 milhões do jogador Felipe Melo, que se tornou um dos sócios da rede. A Next conta hoje com 17 unidades no Brasil e duas na Europa e atende cerca de 2.500 atletas.
Os franqueados têm a oportunidade de investir no esporte de maneira profissional e estão inseridos em um mercado forte de educação. Com planos ambiciosos, até o ano de 2020, a rede pretende estar presente com 130 unidades no Brasil.
Para quem tem interesse em se tornar um franqueado, o investimento inicial da Next é entre R$ 200 mil e R$ 250 mil, já incluindo a taxa de franquia, com um prazo de retorno de 24 meses.