Um dos maiores benefícios da franchising, é sua possibilidade de expansão em diversos formatos, que pode se adaptar para cada estilo de negócio. Para abrir uma franquia, é preciso analisar previamente o mercado, entendendo o perfil da marca que pretende investir, o ponto escolhido e o comportamento do público. Além disso, parte desse estudo é, também, verificar por meio de qual formato a rede irá se instalar.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as lojas convencionais continuam sendo o principal formato utilizado pelos franqueados. Apesar de terem um custo maior de investimento, por causa de manutenção do local, eventuais reformas, pagamento de aluguel, entre outros gastos, cerca de 70% das vendas em franquias ainda acontecem presencialmente.
Sabendo disso, a Água de Cheiro, pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria, listou os principais formatos de franquias disponíveis no mercado, com o intuito de facilitar a escolha do empreendedor.
Confira:
Loja premium
Apesar de apresentar o maior custo de investimento, possui um grande diferencial: a oferta de serviços e produtos. Com o tamanho da loja e a possibilidade de maior leque de produtos, a experiência de marca com o consumidor é otimizada.
Quiosques
Os quiosques são ótimas opções de investimento, já que demandam menores gastos, devido ao baixo custo de instalação, menor tamanho, e menos funcionários, o que faz com que a gestão seja mais simples. Devido ao seu espaço pequeno, geralmente, são montados em meio a locais com grande circulação de pessoas, como nos shoppings.
Container
O container é uma opção sustentável, de fácil instalação e inovadora, e possui um baixo custo, não apenas de instalação, mas também de pouca necessidade de manutenção. O modelo chama muita atenção dos consumidores, porém, nem todas as marcas conseguem operar nesse modelo, o que acaba filtrando as franquias disponíveis.
Além desses modelos mais comuns, Olindo Caverzan Júnior, diretor da Água de Cheiro, explica alguns outros que fazem parte do portfólio da marca. “Nós também apresentamos outras duas opções de lojas, a primeira é o modelo Pop, criado para atender cidades pequenas. O modelo possui o mesmo portfólio e tamanho das nossas lojas premium, mas tem o preço reduzido pela metade por conta da reformulação do mobiliário. Outra loja do portfólio é a Express, loja mais compacta e focada em compras rápidas, ideal quem possui um capital pequeno para investir”, comenta o diretor.