Qual a melhor modalidade de franquia: quiosque, loja física, PDV móvel ou home based?

Quiosque, loja física, PDV móvel ou home based? Qual é a modalidade da franquia que mais se adequa ao mercado nacional e aos investimentos de quem quer empreender? São essas perguntas que devem ser levadas em consideração na hora de decidir onde e quando abrir uma franquia.

Home based é uma empresa que pode ser gerenciada por uma ou poucas pessoas. Este tipo de franquia é prática porque a pessoa pode trabalhar de casa, sem horários fixos e salários programados. Porém, franquia home-based geralmente é de baixo custo e o resultado financeiro também pode ser menor que nas demais modalidades de negócios.

A rede AMA TERRA, de franquia de produtos ecológicos e sustentáveis, operava apenas com franquias home-based. Recentemente a rede redirecionou seu posicionamento e apostou na inovação para ampliar o número de unidades e lançou neste ano dois formatos de franquia: quiosque, que pode ser utilizado em shopping centers, aeroportos, supermercados e locais de grande circulação, e também a opção de loja física.

Com as novas modalidades e estratégias traçadas, o planejamento da rede para 2014 é otimista. A previsão é de encerrar o ano com 10 quiosques e três lojas físicas em operação, além das 80 franquias convencionais, que possibilitam ao franqueado atuar em feiras e eventos, além de ter o próprio e-commerce.

A rede, que conta com 12 linhas de produtos sustentáveis, somando ao todo cerca de 400 itens, ligados à moda, como camisetas, bonés e bolsas, além de peças para decoração, como luminárias, almofadas e odorizantes de ambiente, conseguiu aliar um produto ecologicamente adequado aos padrões do comércio. Hoje, a rede oferece também uma linha de brinquedos e de produtos do chamado ‘Comércio Justo e Solidário’, oriundos da fabricação de comunidades de baixa renda.

“Sem dúvida no mercado de franquia hoje, a AMA TERRA é uma das redes com o melhor exemplo, pois os dirigentes conseguiram utilizar todas as plataformas para explorar o seu negócio”, diz Marcílio Aguiar, especializado em marketing.

A rede Five Stars Pinturas, prestadora de serviços de pintura imobiliária, que também opera via home based, onde o franqueado apenas precisa ter um escritório e o número de funcionários varia conforme o tamanho da operação, desembarcou no Brasil em 2010.

No começo, foi implantado um projeto piloto como forma de prova de conceito e adaptação à nossa realidade. Esse projeto deu tão certo que demorou apenas alguns meses para ser iniciado o Programa de Expansão em território nacional, abrindo negócios em diversas regiões. Em dois anos de divulgação de seu sistema de franquias, a Five Star está próxima de atingir a marca de 30 unidades franqueadas em território nacional, com sucesso absoluto em todas as unidades. 

Entre os projetos que levam a o nome Five Star, estão o novo laboratório do grupo O Boticário (PR), fábrica da Renault (PR), os estádios de futebol Couto Pereira (PR), Mané Garrincha (DF) e Arena Fonte Nova (BA), estes dois últimos estádios que sediarão jogos da Copa do Mundo, além de diversas construções residenciais e comerciais espalhadas pelo país.