Os jovens são maioria à frente do empreendedorismo no Brasil, mas, de acordo com pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2017, o cenário está mudando: 10,3% dos brasileiros, que estão em fase inicial do negócio, têm entre 55 e 64 anos – um total de 1,9 milhão de empreendedores. Somando o número total de empreendedores em fase inicial e estabelecidos, o número chega a 6,1 milhões (32,3%).
Um exemplo disso é o aposentado Márcio de Nogueira, que atuou por 42 anos na área de administração de uma empresa. Hoje com 62 anos, sentiu a vontade de buscar novos desafios e de se auto desafiar. Após a aposentadoria, decidiu investir no seu próprio negócio e, para isso, visitou uma feira de franquias no Rio de Janeiro. Lá conheceu a Ecoville, primeira franqueadora de lojas de produtos de limpeza do País.
Há um ano e três meses, com a ajuda de seu sobrinho Saint Clair, de 40 anos, ele gerencia sua unidade móvel, que está em operação no Jardim dos Oliveiras, em Campinas.
De acordo com Márcio, quem está começando a empreender deve se preparar para os inevitáveis erros e acertos da experiência. “Para ter um bom retorno é necessário trabalhar com estoque mínimo de produtos para não ter prejuízos, bem como entender as necessidades de nossos clientes. Atuamos como consultores. “, diz. O empreendedor ainda reforça o apoio que lhe foi dado pela franqueadora.
“O suporte que a Ecoville nos ofereceu foi fundamental. O treinamento nos ajudou muito nas vendas, principalmente porque os consultores são altamente qualificados e auxiliam na implementação de estratégias e oferecem dicas essenciais para conquistar clientes”.
A Ecoville, inclusive, apostou em diferentes tecnologias para dar suporte aos seus franqueados, como uma plataforma de educação à distância, que prepara os vendedores e mostra a utilização correta de seus produtos. Além disso, uma intranet conecta toda a rede de lojas da marca para que não haja nenhum problema de comunicação interna.