A Bibi produz calçados para crianças de 0 a 9 anos e tem como propósito, fazer o bem para gerar boas lembranças. Pensando nisso, a marca desenvolveu a palmilha Fisioflex, que se ajusta a anatomia do pé e proporciona muito conforto para os pequenos. Feita em couro com tratamento antimicrobiano, o material conta com espuma sustentável que auxilia na absorção e dessorção do suor, mantendo os pés secos, além de contar com ventosas flexíveis que distribuem a pressão nos pontos de apoio dos pés. Essa tecnologia proporciona à criança a sensação de andar descalço, estimula as terminações nervosas do pé, ativa as funções neurológicas e a percepção sensorial. Também contribui para a formação natural das pernas, o desenvolvimento correto da postura e uma base segura do corpo. Ou seja, a escolha certa do calçado é capaz de promover todos estes benefícios na fase do desenvolvimento infantil.
Para comprovar a importância do calçado para o desenvolvimento infantil, a Bibi participou de um estudo realizado pelo Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (LAPAFI), da PUC-RS, com coordenação do professor Doutor, Rafael Baptista. Após dois anos de estudos e a avaliação do caminhar de mais de 50 crianças, o “Projeto de avaliação da marcha em crianças” evidencia que andar com um calçado da Bibi promove inúmeras vantagens. Os trabalhos desenvolvidos no período em questão tiveram como objetivo a análise da caminhada de crianças de 3 a 9 anos. O intuito foi realizar a avaliação clínica dos pequenos visando fornecer evidências científicas sobre os benefícios do uso do calçado fisiológico desenvolvido pela Bibi. Para participar do projeto, foram convidadas 50 crianças, sendo 25 delas com idades até 4 anos e 25 com idades entre 5 e 9 anos. Toda a pesquisa foi acompanhada por Rafael Baptista, e teve a avaliação feita em cinco momentos diferentes: calçando sandálias, sapatilhas, sapatênis, tênis esportivos e descalços.
“As crianças caminhavam em plataformas com o objetivo de medir as forças de reação do solo em seus pezinhos durante a caminhada. As 50 crianças foram avaliadas com e sem os calçados, para podermos fazer a comparação. O estudo demonstrou que as forças que agem no corpo são as mesmas, ou seja, não há diferença ao compararmos as crianças caminhando com os calçados da Bibi ou descalço. Isso mostra que o calçado não está influenciando no caminhar. Esse é um trabalho que traz realmente uma segurança aos pais para comprarem um calçado com comprovação científica. As avaliações foram realizadas pelo laboratório de biomecânica com testes a cada pisada e, do ponto de vista biomecânico, os estudos comprovaram que andar de Bibi é exatamente como andar descalço”, revela o professor Doutor e coordenador, Rafael Baptista.
Em parceria com o IBTec (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos), a Bibi monitora todos os materiais para utilizar somente os que estão de acordo com os padrões internacionais quanto a substâncias tóxicas, proporcionando tranquilidade aos pais e às mães ao investir em produtos não tóxicos. A rede tem um laboratório que executa mais de 14 testes em cada produto para verificar a qualidade antes de chegar ao mercado. Os calçados são produzidos em couro, que é uma matéria-prima macia, leve, anatômica, que deixa o pé respirar, regula a temperatura, absorve a umidade e dificulta a proliferação de fungos e bactérias.
A Bibi investe em dois tipos de solados. O TR é um emborrachado, sendo mais utilizado em linhas casuais, sandálias, sapatilhas, botas e em um dos modelos mais vendidos pela marca, o Roller. Esta linha apresenta o solado que se assemelha a rolamentos, que acompanham os movimentos dos pés. O outro tipo é o EVA, extremamente leve, utilizado nos tênis esportivos. Ambos têm como benefícios a absorção de impacto, amortecimento, flexibilidade, proporcionam conforto ao caminhar e evitam a derrapagem. Vale ressaltar que nenhuma das opções possui salto, já que isso afeta o desenvolvimento natural das crianças.
Atualmente, marca conta com mais de 130 unidades, localizadas no Brasil e América Latina, mais de 3.500 pontos de vendas multimarcas, além do e-commerce, que oferecem um mix completo de produtos pensado na saúde dos pequenos. E com a tecnologia em seu DNA, a empresa investe em diferentes atributos. A linha DROP, por exemplo, utiliza nanotecnologia, que repele a água, mantendo os pés sequinhos e deixando-os respirar.
Para cada fase do desenvolvimento
Visando oferecer o que há de melhor, a Bibi acompanha cada fase do crescimento infantil. Para isso, a marca dividiu os calçados em três categorias: Baby, de 0 a 1 ano; Mini, de 1 a 4 anos; e Kids, de 4 a 9 anos. A linha Baby traz calçados para bebês, que ainda não caminham, mas precisam de proteção para os pezinhos. As opções são leves, flexíveis e se assemelham a uma meia, para estimular o movimento sem apertar. Além disso, auxiliam na transpiração, não recebem aplicação de enfeites e materiais que possam prejudicar a segurança, sendo fáceis de calçar.
Como na fase seguinte os pequenos começam a ter contato com outros estímulos, a categoria Mini tem calçados leves e ajustáveis, com biqueiras reforçadas que permitem a liberdade do movimento, já que estão aprendendo a engatinhar e dar os primeiros passos. Com a melhora da coordenação motora, as crianças ficam mais ativas, caminham, pulam, brincam e praticam esportes. Por isso, na linha Kids, os modelos absorvem melhor o impacto, dão estabilidade na pisada e são mais resistentes. Além disso, alguns deles contam com aplicação de luz de LED, por meio de um sistema blindado, durável e seguro, sem a necessidade de carregar.
“Ao longo dos 70 anos de história da Bibi, a preocupação com o desenvolvimento saudável das crianças faz parte da nossa missão. Por isso, evidenciamos a importância do laboratório que certifica a qualidade dos produtos e deste projeto, em parceria com a PUC-RS, que comprova cientificamente os benefícios do conceito dos calçados fisiológicos. Muito mais que proporcionar saúde e bem-estar ao público infantil, queremos promover bons momentos e fazer bem, gerando assim boas lembranças com a nossa marca”, finaliza a diretora de Marca e Varejo da Bibi, Camila Kohlrausch.