Próxima de chegar a 100 franquias, Jorge Bischoff foca no sucesso do franqueado para manter recorde de faturamento

Rede de franquias que carrega o nome do icônico designer tem adotado medidas para garantir a boa performance de suas lojas pelo Brasil; expectativa para 2022 é chegar a 125 novas operações

A rede de franquias Jorge Bischoff irá alcançar em 2022 uma marca muito importante em seus 19 anos de história: chegar a 100 franquias abertas pelo Brasil. Atualmente com unidades exclusivas em 23 estados, a grife – que se consolidou no varejo brasileiro da moda autoral com as peças assinadas pelo designer Jorge Bischoff – foca em novas iniciativas para manter a performance das lojas, garantindo assim que o número de franquias continue crescendo.

Um dos destaques segundo a Diretora de Gestão e Expansão da Jorge Bischoff, Adriane Lopes, é a Prateleira Infinita. A ferramenta, implantada em 2020 com o objetivo de ser uma alternativa aos franqueados que tiveram que fechar suas lojas em decorrência da pandemia, permite que o franqueado usufrua do estoque do Centro de Distribuição (CD) da franqueadora, sem custo algum. Ao todo, são mais de 20 mil itens à disposição das lojas, com uma enorme variedade de modelos, cores e numerações.

De acordo com Adriane, o recurso passou por aprimoramentos e agora está se tornando um importante aliado para incrementar o faturamento das franquias. “O primeiro quadrimestre de 2022, comparado ao mesmo período de 2021, registrou um crescimento de 343% em vendas na prateleira infinita, o que mostra o amadurecimento da ferramenta, que deixou de ser algo pontual e necessário para a pandemia e se tornou um acréscimo importante para os resultados das lojas”, destaca.

A diretora ressalta que além do reflexo na receita da loja, a Prateleira Infinita também traz um impacto positivo para os clientes. “O cliente se sente assistido. No segmento de sapatos o grande vilão na perda de vendas é a falta de numeração, as famosas grades furadas, e a prateleira infinita supre esta falta e o cliente pode optar por receber o produto em casa ou retirar na loja.” Ainda segundo Adriane, a ferramenta pode ser utilizada por toda a rede, potencializando ainda mais as vendas. “É mais um recurso para garantir que o franqueado não perca nenhuma venda”, afirma.

COLEÇÃO MASCULINA

Outra iniciativa mapeada pela grife para ampliar seu público consumidor é intensificar sua presença no universo masculino. Já consolidado como uma das referências na moda feminina, o designer Jorge Bischoff almeja uma projeção maior para o masculino. São produtos que carregam a essência da marca, o DNA do Jorge com olhar e interferência direta do designer. “Um dos grandes diferenciais do momento é o Monograma Masculino, em que somos pioneiros no mercado”, afirma Luciana Robinson, Diretora Comercial e de Desenvolvimento de Produto.

A diretora pontuou ainda que as novas coleções vão aumentar o mix de modelos mais esportivos, com combinações de cores mais modernas e jovens. “A expectativa é que o masculino represente 10% do faturamento das lojas até o final de 2022”, explica.

SUPORTE AO FRANQUEADO

Com a crescente no número de lojas, a rede de franquias Jorge Bischoff tem conseguido manter operações saudáveis e satisfeitas com o suporte prestado pela franqueadora. A comprovação vem por meio das diversas premiações recebidas no âmbito da Associação Brasileira do Franchising (ABF). O último reconhecimento, inclusive, veio recentemente: a Jorge Bischoff foi premiada pela sétima vez com o Selo de Excelência da ABF, em premiação ocorrida no dia 29 de abril.

EXPANSÃO A TODO VAPOR

Com um faturamento recorde de R$ 111 milhões com suas franquias e um crescimento de 20% no número de franquias em 2021, a Jorge Bischoff almeja em 2022 chegar a 125 lojas exclusivas pelo Brasil. No ano passado, foram 15 novas operações inauguradas em nove estados diferentes. Para este ano, a gerente de expansão da marca, Samantha Pessi, explica que os três principais objetivos da JB são aumentar sua presença no estado de São Paulo, na Região Nordeste, além de conquistar praças no interior do país. “Percebemos que as pessoas dessas localidades anseiam pela nossa grife e por isso queremos focar nossa expansão para esses perfis de regiões”, afirma Samantha.

INVESTIMENTO

O investimento inicial para abrir uma franquia da Jorge Bischoff parte de R$ 385 mil, sendo R$ 60 mil de taxa de franquia, a partir de R$ 175 mil previstos para obras e adequações e R$ 150 mil de capital de giro. O faturamento médio é de R$ 220 mil, com uma lucratividade média de 15% sobre o valor bruto arrecadado por mês. O payback gira em torno de 24 a 36 meses.