Protagonista do atual cenário econômico, agronegócio desperta interesse de futuros empreendedores no setor

A Reino Rural Saúde no Campo vem surpreendendo até mesmo quem nunca pensou em investir no setor

Atualmente com o posto de um dos principais propulsores da economia brasileira, o setor do agronegócio é uma atividade de alta relevância que vem chamando a atenção por sua capacidade de expansão.

Com maiores possibilidades de consolidação e lucratividade de negócios, o mercado agro apresenta grande potencial não somente de produtividade e geração de emprego, como também de retorno de investimento.

Mesmo com as adversidades da pandemia, o segmento agrícola brasileiro não parou de crescer e nesse contexto, a rede de franquias Reino Rural Franchising que atua no segmento de nutrição animal e vegetal desde 2014 consegue se enquadrar, pois mesmo com os desafios gerados com a pandemia, a rede se potencializou dando continuidade ao sonho de tornar a marca conhecida em todo território nacional.

“A oportunidade disponível no mundo dos negócios para quem quer atuar na área é poder trabalhar com uma marca consolidada no mercado que junto com o segmento agro vem em uma emergente bem significativa com um percentual bem considerável de lucratividade”, avalia Matheus Ferraz, CEO da franquia Reino Rural.

Atualmente a rede está presente em 13 estados brasileiros, somando 16 unidades comercializadas e uma unidade própria no interior do estado de São Paulo, São José do Rio Preto, cidade em que a marca nasceu.

Recuperação e crescimento no setor

Nunca se ouviu falar tanto em evolução e recuperação no setor do agronegócio. Se nos últimos 50 anos o mercado agro cresceu, a tendência futura para esse processo é acelerar ainda mais, não somente no número de demanda de produção como também na exportação.

Essa retomada mostra que o agronegócio é um dos mais representativos do mundo e os dados do PIB (Produto Interno Bruto) podem provar isso. Segundo o Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) o agronegócio cresceu 2,06% em dezembro e fechou o ano de 2020 com uma expansão recorde de 24,31% em comparação com o ano anterior. Uma ampliação de 26,6% de participação no PIB total do país em 2020.

A cadeia produtiva agrícola brasileiro teve um expressivo crescimento em todos os segmentos, com destaque para o setor primário com 56,59%, agrosserviços 20,93%, agroindústria 8,72% e insumos 6,72%. Esse desenvolvimento reflete a evolução da renda real do setor, o que significa mais oportunidades para quem almeja viver dos serviços do campo.

“Uma das vantagens da franquia agro é que se trata de um investimento baixo para iniciar o negócio atuando no segmento que movimenta nosso país e que não para, pois são produtos essenciais para nosso consumo”, completa o CEO da rede.

Protagonizando esse cenário econômico, o agronegócio trouxe ao mundo dos negócios a capacidade de desdobramento durante a pandemia de covid-19, que exigiu mudanças no setor com a inclusão de novos mecanismos como auxílio da tecnologia.

Virada de chave

Respaldado na recuperação da economia mundial e incorporando novos métodos dia após dia, o setor agro vem atraindo brilho nos olhos de quem deseja se arriscar em um novo negócio, principalmente se esse negócio oferece possibilidades de expansão, lucratividade e suporte para iniciar esse sonho.

Como é o caso da Priscila Vilela Duarte, que trabalhou na área administrativa e no comércio mas nunca se imaginou trabalhando no setor agro, porém a inquietação do seu marido, Wender de Paula, fez com que ela abraçasse a ideia e ambos apostaram nesse mercado que mais movimenta a economia do país.

“Meu marido é da área de gestão comercial e na verdade não imaginava trabalhar neste ramo e nem ter uma empresa própria no momento, mas ele que é inquieto sempre busca inovar e fazer algo diferente. Pesquisando sobre a área, ele encontrou nas redes sociais a Reino Rural e resolveu fazer parte do time, nesse ímpeto comprei a ideia e resolvemos embarcar neste mercado. Ainda estamos no início, mas vemos com bons olhos em um futuro próximo termos o sucesso em conjunto com nossos clientes”, conta Priscila, franqueada da Reino Rural na cidade de Boa Esperança/MG.

A empreendedora apostou na iniciativa do marido e após as pesquisas iniciaram o processo de imersão com os consultores e partiram para os próximos passos da jornada no mundo dos negócios.

Direcionamento e planos para os negócios

Como estavam no mercado formal, Priscila e o Wender buscavam um investimento fora do segmento de atuação deles, com isso, optaram por investir em uma franquia, pois os atrativos do modelo de negócio como a praticidade de adquirir algo pronto se encaixaria melhor do que iniciar uma empresa do zero.

“A vantagem é justamente ter uma base de negócio pronta com métodos e padrões já definidos, mais difícil ingressar neste segmento ou em qualquer outro que não seja do nosso domínio ou conhecimento”, completa Priscila.

Mesmo iniciando as atividades em julho deste ano, o casal de empreendedores teve um faturamento médio de R$ 17 mi/mês e, segundo eles, a meta é chegar a R$ 30 mil até dezembro. “Temos buscado informações com a franqueadora como um apoio neste início para diversificar a forma da captação de clientes para termos esse aumento dos números e ao mesmo tempo baixar nosso custo operacional”, explica Priscila sobre os planos para o negócio.

A direção é compartilhada entre Wender que com sua experiência na área de gestão fica com toda parte do direcionamento e Priscila que fica com 100% da parte administrativa da franquia buscando os ajustes do dia a dia, porém ambos participam das reuniões para tomar decisões necessárias. Essa divisão de funções e organização seguem como o segredo para o sucesso do empreendimento.

“O agronegócio é muito estável por mais que oscile. Estranho né? Mas é assim mesmo, preços sobem e baixam a todo momento, porém por mais que isso aconteça ninguém vive sem a agricultura, vejo que é a base da vida e por isso ele é um mercado que está sempre em desenvolvimento e com oportunidades. Com isso, as nossas expectativas são as melhores, como em tudo em nossa vida. Temos medo de errar, mas vimos que o mercado absorve bem os produtos o que nos motiva buscar o sucesso que desejamos”, ressalta a franqueada.

Esse futuro promissor vai de encontro com as expectativas de quem busca resultados a curto prazo, até mesmo para quem inicia no mundo dos negócios e tem pouca experiência como Priscila e Wender. Aos poucos o casal desvendou as fases do empreendimento e entenderam melhor como funciona a metodologia por meio da simulação oferecida pelo suporte da rede, assim também como o retorno e as particularidades de cada região.

“Para aqueles que sonham em ingressar neste modelo de negócio, é necessário pesquisar sobre a franqueadora e quem são seus diretores, pois isso faz com que tenha a segurança no investimento e também na excelência no produto ou serviço que vai estar prestando aos seus clientes”, afirma a empreendedora.