Programa Mais Empregos ajuda alunos a ingressarem no mercado de trabalho

Há 25 anos trabalhando no mercado de educação e com experiência em orientações para processos seletivos, Guilherme Maynard, diretor da Prepara Cursos, rede de ensino profissionalizante mais premiada do Brasil, é categórico em afirmar: a maioria das pessoas que participam de um processo seletivo e não conquistam a vaga poderiam ser aprovadas caso tivessem passado por uma preparação mais aprofundada. A rede, uma das marcas da MoveEdu, maior plataforma edtech – education technology – do país, possui um programa voltado especialmente a orientar quem busca por emprego e quer melhorar a sua performance frente a recrutadores. 

O Programa Mais Empregos (PME), que existe há 6 anos, atende anualmente mais de 100.000 candidatos. Destes, grande parte são alunos da marca, porém o treinamento é aberto, também, ao público externo. Ao todo, são mais de 7.000 empresas cadastradas. O Programa serve como uma ponte entre a preparação ideal do candidato para recrutamentos e o seu contato com companhias que buscam talentos no mercado. 

“O objetivo do Programa é ajudar o aluno a saber se ele está preparado para conquistar a vaga dos seus sonhos e ajudá-lo a encontrá-la“, afirma Guilherme Maynard, diretor da Prepara Cursos. “Nós identificamos os conhecimentos que ele já possui e fazemos uma análise do que falta para que seja bem-sucedido no recrutamento, além de encaminhá-lo para as vagas.”, comenta. 

Para ajudar os alunos a conquistarem as posições que almejam no mercado de trabalho, a Prepara Cursos segue quatro etapas. São elas: 

Teste inicial 

O primeiro passo do PME consiste em um teste elaborado pela equipe da Prepara Cursos para identificar qual o nível de conhecimentos gerais aquele estudante possui e quais são os seus pontos positivos e de melhora. A ideia é que, ao final do processo, ele esteja preparado para superar as fases de recrutamento e entrar no mercado de trabalho. 

Conhecendo o seu perfil 

A Prepara Cursos coloca um profissional à disposição do aluno para que ele possa ter uma conversa inicial sobre o que deseja profissionalmente e quais são suas ambições de carreira. “Muitas pessoas não sabem ao certo em qual área desejam atuar. Com a nossa curadoria, é possível direcionar o aluno para o setor com o qual ele tenha mais afinidade”, comenta o diretor. “Ainda que, para muitos, essa primeira fase de escolha do ramo pareça ser algo simples, para outras este é um momento de clara dificuldade. O que o nosso orientador faz é tentar auxiliar a pessoa nessa escolha, ajudando-a a descobrir com o que mais tem facilidade de atuar e o que lhe parece uma área que proporcione satisfação profissional a ele”, comenta. 

Currículo atualizado e operante 

Conhecendo melhor a si mesmo e aos seus objetivos dentro da área em que pretende atuar, o próximo passo do aluno consiste em montar um currículo completo, que traga suas experiências profissionais e conhecimentos que possui, sejam eles de ferramentas, idiomas ou outros que julgue serem relevantes. 

“Nessa etapa entra uma ajuda muito importante da Prepara Cursos por meio do Programa Mais Empregos: o Programa analisa o perfil do candidato e envia o currículo dele para empresas que estejam procurando profissionais com características semelhantes às dele. Dessa maneira, o Programa Mais Empregos serve como uma ponte entre aluno e empresas, procurando auxiliá-lo em sua busca profissional”, completa Maynard. 

Nessa fase, os consultores de carreira da escola irão mostrar aos inscritos quais as vagas disponíveis na cidade onde eles vivem e em qual área existe um bom potencial de crescimento. 

Contato com o mercado 

Entrevistas de emprego nunca são processos fáceis. Muitos fatores contam para aumentar a dificuldade do candidato – nervosismo, concentração, ambiente da entrevista, entre outros. A Prepara Cursos entende que a melhora de desempenho vem conforme o candidato passa por diferentes processos e ganha mais experiência nos tipos de perguntas que costumam ser feitas, além dos diferentes desafios apresentados pelas companhias. 

“Caso o candidato seja recusado em sua primeira tentativa, nós o certificaremos de que esse é o processo mais natural dentro de recrutamentos. A ideia é que ele ganhe experiência conversando com nossos especialistas e tenha o seu perfil reencaminhado para outra empresa. Vamos orientá-lo e incentivá-lo a prosseguir o seu sonho de alcançar a carreira que almeja”, diz o diretor.