Profissão em alta: Demanda por cuidadores profissionais aumentam durante o período de férias

A Padrão Enfermagem, empresa de agenciamento de profissionais na área da saúde, estima a marca de 64 mil atendimentos nos meses de dezembro e janeiro

imagem freepik

Com o fim do ano e início de férias, a busca por serviços de profissionais cuidadores aumentam, essa demanda acontece devido ao período de festas e a tendência de muitas famílias viajarem entre os meses de dezembro e janeiro. Nos últimos anos, a profissão de cuidador tem experimentado um crescimento notável, à medida que a demanda por serviços de assistência a pessoas idosas aumenta. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), no período de dez anos entre 2012 e 2022, o número de profissionais na área saltou de 5.263 para 34.051, representando 547%. Na Padrão Enfermagem, empresa de agenciamento de profissionais de enfermagem e cuidadores, houve um aumento de 487 profissionais cadastrados em sua base, contemplando os meses de agosto, setembro e outubro.

“Atualmente temos um total de 17.908 cuidadores cadastrados em nossas 58 unidades em operação. A busca pelo serviço é contínua e nos meses de dezembro e janeiro é ainda maior, durante esses meses a estimativa de aumento na procura é de 14%, isso devido as festas de final de ano e férias. As famílias buscam por esse profissional para oferecer o suporte que é essencial, a nossa projeção é realizar a marca de 64 mil atendimentos nesses dois meses”, comenta Rafael Schinoff, CEO e fundador da rede.

De acordo com dados do IBGE, o número de pessoas com mais de 65 anos cresceu 57,4% em 12 anos, o envelhecimento da população tem aquecido esse mercado, além da necessidade e busca por cuidados de qualidade em ambientes domiciliares, e a conscientização sobre a importância do cuidado preventivo. O cenário atual reflete uma mudança nas prioridades de cuidado, e o papel desses profissionais passa a ser valorizado. O CEO da Padrão Enfermagem, conta que a capacitação nessa área tem evoluído de forma significativa. “Hoje em dia existem inúmeras possibilidades de especializar no segmento, cursos com certificações especializadas estão elevando o nível desses profissionais que escolheram cuidar do próximo”, enfatiza o empreendedor.

A profissão do cuidador envolve uma variedade de tarefas, desde auxiliar na higiene pessoal, prestar apoio emocional e administrar medicamentos. O profissional também desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida de seus pacientes, promovendo independência e bem-estar. “É peça chave para garantir o convívio com a família e a saúde mental do paciente, visto que a sua companhia é essencial”, finaliza Rafael.