Formado em história, Luiz Gustavo Gomes, de 39 anos, enxergou uma oportunidade de empreender quando começou a notar que as escolas da cidade onde morava, em Irati, no Paraná, enfrentavam dificuldades para receber produtos de limpeza. “Alguns itens vinham até mesmo de outras cidades por falta de fornecedores locais”, explica.
Cansado também dos diversos problemas envolvendo a área educacional, como baixo salário e condições ruins de trabalho, em março de 2017, decidiu colocar o plano de empreender em prática e investir em uma franquia da Ecoville, primeira rede de lojas especializadas em produtos de limpeza. O modelo escolhido foi a unidade móvel, que se traduz no famoso carro de som que circula pelas ruas oferecendo uma variedade de produtos às donas de casa.
A intenção, inicialmente, era fornecer produtos para instituições de ensino, além de empresas. Porém, Luiz Gustavo mudou o foco de atuação após alguns treinamentos fornecidos pela franqueadora, que ajudaram a identificar que os consumidores finais eram essenciais para a alavancagem das vendas.
“Foi aí que decidi contratar uma empresa para pesquisar os hábitos de compras das famílias da região. Constatamos que o consumidor não quer sair de casa para comprar produtos de limpeza e que ainda prefere a venda porta a porta”, explica.
Luiz Gustavo, que é proprietário da unidade há um ano e quatro meses, alcançou o ponto de equilíbrio após nove meses de atuação. Para alcançar o resultado, o empreendedor passou a estruturar ações locais que ajudassem a reforçar a presença da marca, dentre elas anúncios em emissoras de rádio e descontos para funcionários de escolas e farmácias, clientes de restaurantes e policiais militares.
“Eu queria ter autonomia, fazer algo que dependesse muito mais de mim do que dos outros, e é o que estou conseguindo fazer agora”, conclui.