Procedimentos odontológicos estéticos corresponde a 80% dos serviços mensais de franquia odontológica

O número alto de procedimentos estéticos reflete a tendência da sociedade que busca um padrão de beleza "instagramável"

Em 2018, o Brasil respondeu por 9,7% de todos os procedimentos estéticos realizados no mundo, sendo 770 não cirúrgicos e 1,5 milhão cirúrgicos. Destes, quase 400 mil foram aplicação de botox e mais de 250 mil ácidos hialurônicos. Não é à toa que o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos de beleza e bem estar do mundo, e o primeiro na América Latina.

Devido a isso, o segmento de odontologia estética tem crescido. Nos últimos três anos, aumentou em 300% no Brasil, procedimentos como a lente de contato dentária, facetas de porcelana que garantem um resultado incrível e que tem sido bastante procurado pelos pacientes.

Na Oral Unic, rede de odontologia premium, a odontologia estética corresponde a 80% dos procedimentos mensais. Um dos procedimentos que se popularizou no Brasil e tem sido bastante procurado na rede odontológica, é a lente de contato dental. “Vale ressaltar que a diferença entre lente de contato e faceta de porcelana está na espessura. A lente é extremamente fina, sendo indicado para alterar forma, cor, tamanho, anatomia e pequenos desalinhamentos dentários”, explica Leandro Eduardo Grah, dentista especialista em estética odontológica da Oral Unic. “Já as facetas de porcelana são mais espessas, sendo indicada para dentes com alteração de cor, forma e posição mais significativas”, diz.

O dentista destaca a importância de procurar um dentista especializado para obter as informações necessárias avaliar as condições. “É preciso um bom diálogo para entender a expectativa e necessidade de cada pessoa para a realização de um bom planejamento e, a partir daí, dar início ao tratamento”, afirma. Dentro do planejamento, está uma sequência de fotografias que serão utilizadas no planejamento digital do sorriso (DSD). “É neste planejamento que o dentista estuda e desenvolve o sorriso ideal para cada caso”, explica.

Com as fotos e planejamento feitos, o paciente irá visualizar como o sorriso ficará ao fim do tratamento. “Só após essa aprovação, as peças em porcelanas são confeccionadas com o mesmo formato, o que garante um resultado muito mais previsível”, destaca.

Segundo o especialista, a importância em buscar um dentista especializado se dá porque, com as lentes de contato, não há necessidade de desgaste dental. “O que precisa são adequações, mas o dente não é desgastado, por isso é importante que seja feito por um especialista na área”, afirma.

Sobre os cuidados após a colocação da lente, o dentista garante que pode ter uma vida normal em relação à mastigação, pois as lentes são cimentadas sobre os dentes. “Os cuidados são os mesmos que existiam antes, por exemplo: limpeza diária com a escovação após as refeições, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista para revisões”, finaliza.