Como é ser o primeiro franqueado de uma marca? Edervaldo de Oliveira Silva, de 34 anos, e sua esposa, Aline Graziele da Silva, de 27 anos, sabem os desafios de empreender nessas condições em primeira mão. Antes metalúrgico em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina, o empreendedor decidiu abrir o próprio negócio em sociedade com Aline em 2016, quando descobriu que eles teriam uma filha. E isso seria feito na cidade de Extrema, em Minas Gerais.
“Logo que nos mudamos para lá, fomos visitar a ABF Franchising Expo em São Paulo e vimos a Ecoville. Já conhecíamos a marca, porque lá em Santa Catarina eles já tinham várias lojas e muita credibilidade”, conta Edervaldo. A Ecoville, primeira franqueadora de lojas de produtos de limpeza, nasceu em 2007 na cidade de Joinville, com uma produção artesanal e venda de porta em porta com uma Kombi.
O anúncio de entrada da marca para o franchising aconteceu em junho de 2016, no mesmo evento em que estavam Edervaldo e Aline. Antes de se tornar uma franquia de sucesso, a Ecoville já tinha conquistado o mercado da região Sul, principalmente, com 142 lojas licenciadas e cinco próprias. No caso, o casal de empreendedores viu a oportunidade de apresentar os produtos da marca sulista em Extrema e investiram recursos próprios em uma loja física, que vem também com uma unidade móvel, para a venda de porta em porta.
Primeiros desafios
Como todo empreendedor no Brasil, o casal passou por dificuldades nos primeiros meses de operação da loja, que completa um ano em setembro. “Neste um ano de operação da loja, passamos por muitas dificuldades, mas, com muito trabalho e dedicação, estamos superando os desafios”, afirma o franqueado.
A qualidade dos produtos fabricados pela Ecoville também foi essencial para o crescimento gradual de vendas na franquia de Extrema. De acordo com Edervaldo, não é fácil fazer com que as pessoas deixem de comprar uma grande marca do segmento de limpeza para apostar em uma novidade. No entanto, assim que experimentavam os artigos da marca de Joinville, a maioria voltava para experimentar outros itens do catálogo – que hoje é composto por mais de 250 opções.
Levando em consideração esse fator de competitividade do mercado, a rede de franquias adota um método para se destacar e fidelizar sua carteira de clientes. “Todos os nossos franqueados são treinados não só para serem bons vendedores, mas consultores da marca. Realizamos a venda consultiva, com demonstrações de nossos produtos para que os clientes saibam a maneira correta de usá-los”, afirma Leonardo Castelo, diretor comercial e um dos fundadores da Ecoville.
Crescimento
Entre o primeiro mês de funcionamento de sua loja até o 11º, o casal teve um crescimento de cerca de 150% em suas vendas e atingiu o ponto de equilíbrio no 4º mês. Além do treinamento inicial que receberam antes da abertura da franquia, Edervaldo e Aline tiveram que enfrentar o desafio de conquistar uma clientela que ainda não conhecia a Ecoville. “Na hora de fazer a venda consultiva e ir atrás de clientes com a unidade móvel, pedimos ajuda para a franqueadora, mas nosso conhecimento em relação ao mercado local também contribuiu para a evolução do negócio”, diz o empreendedor.
Atualmente, a Ecoville oferece grande suporte aos seus franqueados, com uma plataforma de ensino à distância e a consultoria in loco de seus profissionais. Aqueles que quiserem ter uma loja da marca recebem total apoio da franqueadora para que a unidade seja bem-sucedida”.
Depois dos primeiros meses de desafios, os empresários estão satisfeitos com o caminho pelo que está sendo percorrido por sua unidade. De acordo com o franqueado, o crescimento da franquia de Extrema é estável e está dentro do que era planejado. “Queremos nos manter assim, aumentando a nossa carteira de clientes ao longo do tempo” afirma.