Primeira rede especializada em lanches para crianças, alcança 42 franquias no Brasil

A Snack Saudável, primeira rede especializada em delivery de lanches saudáveis para crianças, comercializou, desde sua entrada no segmento do franchising, em janeiro de 2017, 42 franquias, em 13 estados brasileiros. Ao todo, 20 já estão em operação – e as demais em processo de abertura.

A marca, nascida na cidade de Ji- Paraná, em Rondônia, prevê dobrar a sua atuação e chegar a 60 unidades até o fim deste ano. “Após muitas pesquisas, encontrei um mercado carente de opções de alimentação saudável e equilibrada para as crianças e que pudessem proporcionar comodidade e tranquilidade para os pais. Foi pensando em um produto que pudesse ajudá-los que conquistamos este espaço e passamos a crescer”, explica Larissa Souza, fundadora da franqueada.

Dentre as vantagens do modelo da Snack Saudável está o fato de que as unidades franqueadas podem funcionar em um espaço residencial – desde que não seja a moradia do franqueado e que a lei de zoneamento do bairro permita a presença do estabelecimento. “O custo de uma casa é bem menor do que uma loja de rua. E como a Snack Saudável funciona com delivery, não há necessidade da existência de um ponto comercial”, comenta Larissa.

O investimento inicial para ter uma franquia da Snack Saudável é de R$ 67.900, com lucratividade mensal que varia entre 20% e 30% do faturamento. No estado de Rondônia, por exemplo, uma unidade que comercializa até 150 lanches por mês pode ter um faturamento de até R$ 7 mil.

Estrutura

O cardápio é definido por uma nutricionista da própria franqueadora. Mas em geral, os Kits são compostos por sucos naturais (polpa ou fruta) – preparados com açúcar orgânico ou demerara. Os alimentos, como pães, bolos e sanduíches, são assados e também podem ser integrais.

Alguns carboidratos são comprados de fornecedores locais, como é o caso dos pães, mas os ingredientes, que compõem os recheios, além dos sucos e as frutas, são preparados diretamente na unidade, que deve ter uma cozinha arquitetada para este tipo de preparo.

Em geral, os pais optam pela aquisição de um pacote mensal para receber os kits todos os dias, mas é possível também fazer encomendas diárias, por meio de WhatsApp e Facebook.

Além disso, como os alimentos precisam ser consumidos em um curto prazo de tempo, a entrega deve ser diária na própria escola ou na porta da instituição de ensino – diretamente às crianças ou aos pais.

Para unidades com até 100 clientes, será necessário a contratação de um funcionário, que poderá cuidar do preparo dos lanches, além do próprio franqueado que fará as entregas.