No franchising é natural que os empreendedores encontrem uma diversidade de negócios, há franquias de todos os tipos, tamanhos, modelos e valores. Mas se alguém disser que já viu de tudo, está enganado.
A empresa paulistana familiar Premialli Chocolates, que atua no ramo alimentício produzindo ovos de páscoa, panetones, bombons recheados, drageados e barras de cereais, lança neste segundo semestre de 2019 a primeira franquia sazonal de chocolates do Brasil.
Isso mesmo, franquia sazonal! A rede funciona apenas quatro meses no ano, sendo dois meses durante a Páscoa e outros dois meses durante o Natal. E os responsáveis pelo projeto garantem que o negócio é extremamente lucrativo. Segundo um dos sócios da Premialli, Vinícius Jorge Secolin, a ideia já funciona há cinco anos e a idea da franquia apareceu por inúmeros pedidos de clientes. “Ficamos trabalhando só na Páscoa com a loja da Mooca nos primeiros dois anos de existência. Em 2014 resolvemos abrir uma operação em Moema. Em 2015 abrimos mais quatro lojas próprias, também de forma sazonal, operando somente na Páscoa. E com isso tivemos a ideia de lançar este novo modelo para franquia, foi quando conheci o Rodrigo Chiavenato, da CHIA Franchising, quem nos ajudou a estruturar o modelo negócio da maneira correta”, conta.
Por sua experiência no mercado de franquias, Rodrigo abraçou o negócio por ver o potencial que o modelo tem. “Quando o Vinícius me procurou e contou sobre o negócio eu achei espetacular, mas que ainda precisava de ajustes. Na última Páscoa realizamos o piloto com seis lojas próprias, que juntas faturaram cerca e R$ 1,5 milhões”, revela.
O franqueado da Premialli Chocolates, além de contar com um negócio sazonal e trabalhar apenas na época de alta em vendas, também terá todas as vantagens de uma franquia convencional. “O projeto foi desenvolvido para a loja ser montada em 48 horas. O franqueado adquire a área de atuação e nós auxiliamos na negociação do ponto, montagem da loja, capacitação e depois de dois meses na desmontagem. No período seguinte nosso parceiro pode optar pelo mesmo ponto, ou abrir a loja em outro local da área reservada”, mostra Rodrigo.
Lucratividade
A expectativa de lucro com a franquia sazonal da Premialli Chocolates é alta, mesmo levando em conta o pior cenário econômico. “Se consideramos o teste que fizemos com as seis unidades, cada uma faturou cerca de R$200 mil apenas na Páscoa. O Natal movimenta ainda mais por que oferecemos um mix maior de produtos com valor agregado, o que aumenta o poder de venda. Com isso, se dermos a média de faturamento no cenário mais conservador, a previsão é que cada unidade fature cerca de R$ 400 mil, ao ano, o que possibilita lucro de 20% por período. O diferencial é que nos demais meses o franqueado não tem gastos podendo investir seu dinheiro, inclusive, em novos negócios que ele terá tempo de tocar”, complementa Vinícius.
Hoje a Premialli Chocolates conta com cinco unidades sazonais em operação.