A Best Franchisee of the World – Etapa Brasil anunciou os melhores franqueados do Brasil na noite de 18 de novembro em São Paulo. Os três vencedores, entre 33 inscritos, foram escolhidos por um corpo qualificado de jurados com base em três critérios: impacto, crescimento e orgulho. São eles: Luiz Fernando Canizares, do Divino Fogão (1º lugar); Aline Opitz, do SPA das Sobrancelhas (2º lugar); e Wagner Andreatto da Silva, da Açaí Concept (3º lugar).
O primeiro critério leva em conta o impacto do franchising na vida do franqueado, na sua família e na comunidade. O segundo analisa o crescimento constante acima da média do segmento, além de inovações trazidas pelo franqueado para o setor. Por fim, o terceiro item avalia a paixão do franqueado pelo seu trabalho e sua capacidade de comunicar isso de forma eficaz.
O grande vencedor da etapa brasileira, Luiz Fernando Canizares, do Divino Fogão, vai viajar para Florença, na Itália, onde participará da final mundial em janeiro de 2020, concorrendo com franqueados de mais oito países: Estados Unidos, França, México, Alemanha, Suíça, Itália, Áustria e Canadá.
Sobre o Best Franchisee of the World
A premiação global chegou ao Brasil em 2018, quando a MFV USA, gestora do prêmio, elegeu o Brasil como país prioritário pelo desenvolvimento do franchising brasileiro. “Nosso objetivo com a premiação é criar incentivos para toda a rede franqueada do país com base em exemplos que fizeram a diferença no setor”, comenta Paulo Cesar Mauro, CEO da Global Franchise Consulting e membro do Conselho do prêmio.
“O papel desse tipo de premiação é criar uma corrente para os melhores empreendedores mostrarem suas boas práticas, aquelas que dão resultado, e assim se tornarem fonte de inspiração para outros franqueados. Ao invés de focar nos problemas, foca-se nas virtudes”, comenta Denis Santini, CEO do grupo MD | Make a Difference, especializado em comunicação para redes de franquias e varejo, e membro do Conselho do Best Franchisee of the World – Etapa Brasil.
São organizadores do Best Franchisee of the World – Etapa Brasil a Global Franchise Consulting e a Editora Lamonica. “É uma grande oportunidade de a franqueadora motivar seus franqueados, usar essa competição como uma ferramenta de marketing, mostrando a qualidade da marca por meio dos melhores franqueados”, diz José Lamônica, publisher da Editora Lamonica.
Os juízes escolhidos pela organização para eleger os melhores franqueados do País têm ampla experiência no setor de franchising. “Me sinto honrado de fazer parte do time de juízes, porque entendo que um prêmio como esse fortalece o setor como um todo”, diz Alberto Oyama, diretor de Franqueados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e multifranqueado. Junto com ele, completam o time de juízes José Lamônica, da Editora Lamonica, Juracy Parente, pesquisador do GVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV, Eduardo Terra, presidente da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, e Julio Takano, arquiteto e especialista em projetos para varejo.