O Grupo MoveEdu, referência nacional no franchising educacional, em qualificação de jovens para o mercado de trabalho e apoio escolar para do Ensino Fundamental, mira a região norte do Brasil para ampliar a oferta de cursos de capacitação, tanto profissionalizantes, como de graduação e pós-graduação, além de apoio pedagógico para os estudantes de diferentes cidades do Amazonas, Pará e Roraima. Detentor das marcas Microlins, Prepara IA e Ensina Mais Turma da Mônica, que juntas somam mais de mil escolas em todo o território brasileiro, o grupo almeja atingir mais de 60 unidades no Norte até 2030, gerando uma movimentação de R$ 10 milhões com as implantações na economia local.
Com ampla experiência no mercado educacional no Brasil e mais de 6 milhões de alunos formados, o Grupo MoveEdu desenhou uma estratégia para fortalecer o suporte na capacitação de jovens de 14 a 17 anos que buscam melhores oportunidades no mundo corporativo e na educação digital, utilizando metodologias com foco em Inteligência Artificial, e para crianças até 14 anos que procuram por complementação escolar em Língua Portuguesa e Matemática, além de cursos como robótica, por exemplo. Nesta fase, a empresa conta com oportunidades nas cidades de Marabá, no Pará, para a Microlins; em Boa Vista, em Roraima, para a Ensina Mais Turma da Mônica; e em Ananindeua, em solo paraense, e em Manaus, no Amazonas, para a Prepara IA.
“Queremos ampliar a força de marcas reconhecidas nacionalmente, com metodologias próprias, forte conexão com o mercado de trabalho e diferenciais que garantem resultados comprovados para a região Norte. O segmento de educação no Brasil é resiliente, está em constante transformação e tem grande impacto social. Dessa forma, nosso objetivo é levar conteúdos atualizados para os protagonistas do futuro, que são os jovens brasileiros, com valores mais acessíveis visando a qualificação e o início da trajetória profissional. Tudo isso, com base no conceito de educação continuada, já que o aluno pode começar conosco em uma escola da Ensina Mais Turma da Mônica, investir em cursos profissionalizantes e, em seguida, em uma graduação ou pós nas faculdades da Microlins e Prepara”, destaca Rogério Gabriel, fundador e CEO da MoveEdu.
De acordo com a pesquisa de desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias da região norte cresceu 11,5% no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024, demostrando ainda muitas oportunidades para o crescimento sustentável de negócios nos estados nortistas. Já o segmento de educação da região obteve incremento de 6,8% de janeiro a junho deste ano.
“O ecossistema MoveEdu oferece suporte completo ao investidor, com modelos de franquia estruturados, treinamentos, tecnologia de ponta e estratégias de marketing para garantir sustentabilidade e retorno do negócio. Além disso, as escolas têm uma gestão simplificada, sem necessidade de estoque, e podem se tornar polos educacionais, o que aumenta ainda mais o portfólio e, consequentemente, o tíquete médio para os franqueados. Com a ampliação das marcas no Norte brasileiro, reforçamos a missão de democratizar o acesso à educação de qualidade”, explica Rogério Gabriel.
Para se tornar franqueado de uma das marcas do Grupo MoveEdu, o investimento inicial parte de R$ 150 mil, valor que engloba taxa de franquia e capital de giro. Já o prazo de retorno é de, em média, 12 meses.






