Potencial de consumo do Vale do Paraíba atrai redes de franquias

Com mais de 30 cidades, o Vale do Paraíba se destaca no interior do estado de São Paulo pelo potencial de consumo de seus moradores, que tem atraído cada vez mais empreendedores. Segundo estudo feito pelo Sebrae em 2014, o movimento financeiro do público nos municípios da região representa R$ 4 de cada R$ 10 gastos no Brasil.

De acordo com a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), a região metropolitana do Vale do Paraíba apresenta um dos cinco melhores desempenhos do país, ficando atrás apenas de São Paulo, Brasília, Curitiba e Campinas. Além disso, teve um aumento de mais de 300.000 habitantes entre 2000 e 2010, o que torna os municípios mais atrativos para investimentos no segmento de franquias, mesmo em um ano de crise econômica.

Nesse cenário, a rede de cursos profissionalizantes de moda Sigbol Fashion abriu sua primeira unidade na região em 2013, em Taubaté, e até o fim do ano irá inaugurar uma escola em São José dos Campos. De acordo com o franqueado Gabriel Rillo Vieira, que fatura R$ 30 mil por mês com uma unidade, acima da média da rede, de R$ 18 mil, o objetivo é seguir expandindo para as cidades vizinhas. “Quero continuar conquistando mais alunos e contribuir para a profissionalização deles. O Vale do Paraíba é promissor para o nosso segmento”, afirma.

A Hoken, rede de franquias especializada na fabricação de purificadores de água com alta tecnologia, aposta em sua estratégia de expansão para seguir na contramão da crise, e planeja fechar 2015 com dez novas unidades no interior de São Paulo, incluindo o Vale do Paraíba. “É uma região bastante promissora e nos permite investir em planos de expansão, principalmente pelo volume de municípios atendidos”, afirma o diretor-geral da companhia, Claudio Eschecolla.
Atualmente, a rede conta com duas unidades na região, nas cidades de São José dos Campos e Taubaté. O segundo município foi escolhido pelo franqueado Valdir Saito pelo desenvolvimento econômico gerado pelas indústrias. “Encontramos um mercado muito bom, principalmente por estarmos no eixo Rio-São Paulo e pelo amplo número de cidades em que podemos atuar”, afirma.

Já a Patroni, maior rede de franquias de pizzarias do Brasil, inaugurou recentemente a primeira loja híbrida da marca em Aparecida. O município recebe anualmente milhões de fiéis na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, maior centro de peregrinação religiosa da América Latina. Essa é a segunda unidade da franqueada Liz Souza, que possui também uma loja em Guaratinguetá. Nessa operação, a marca terá dois formatos de negócios diferentes em um mesmo espaço físico. Os consumidores contam com o mix de pizzas do modelo clássico, estrategicamente reduzido para atender ao alto fluxo de pessoas que visitam o local. Em paralelo, o cardápio também oferece refeições diversas, petiscos e bebidas vendidos com a bandeira Patroni. Com faturamento de R$ 335 milhões, a rede já tem 192 unidades espalhadas pelo Brasil e pretende fechar o ano com crescimento de 20%.

A Sóbrancelhas, rede especializada na composição da estética do olhar, nasceu na região de Taubaté e possui 12 unidades no Vale do Paraíba, com previsão de inaugurar mais duas operações, em Lorena e Cruzeiro. “Estamos estabelecidos em todos os municípios do Vale, com três lojas em São José dos Campos, quatro em Taubaté, e uma em Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Aparecida e Caçapava. Essas cidades possuem uma população muito carente na área de Estética. Os serviços são novidade, e as clientes ficam maravilhadas com a qualidade e o profissionalismo da empresa, o que garante nosso sucesso e crescimento na região”, observa Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!