Porto Alegre sedia mais uma edição da Feira Virtual de Franquia

Com foco na expansão de redes de franquias para todo Estado do Rio Grande do Sul, evento acontece por meio de videoconferência pela plataforma Zoom

Com a vinda da pandemia para o Brasil e a necessidade de distanciamento social, as feiras on-line tornaram-se a melhor opção para quem precisa conhecer oportunidades para empreender e fazer negócios. No próximo dia 08 de outubro, quinta-feira, o Rio Grande do Sul será o foco de mais uma edição da Feira Virtual de Franquia que terá como sede a capital Porto Alegre.

A Feira Virtual de Franquia teve sua primeira edição em julho e está percorrendo as principais capitais do país para difundir o franchising e incentivar o empreendedorismo. O evento on-line foi dividido em regiões para potencializar os leads e auxiliar as marcas no direcionamento de regiões que tenham espaço para crescer. As capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba já foram sede da feira e foi possível sentir uma excelente aceitação tantos dos expositores (franquias), quanto de interessados em investir em um novo negócio.

“Estamos na sexta edição do evento e podemos afirmar que esse modelo de feira está sendo muito assertivo em diversos aspectos. O momento da pandemia nos exigiu tomada de decisões rápidas para continuar os negócios. As redes de franquias precisavam continuar seu plano de expansão e se tornaram ótimas oportunidades visto o crescente número de demissões e de pessoas que precisaram se reinventar no mercado para potencializar a renda. A Feira Virtual de Franquia já contou com a participação de mais de 7 mil pessoas durante as edições anteriores com quase 100 redes diferentes participando. Muitos novos empreendedores já estão atuando no mercado em decorrência dessa conexão”, explica Ricardo Branco, diretor executivo da Feira Virtual de Franquia.

Mercado promissor

De acordo com dados da ABF, referente ainda ao segundo trimestre deste ano, o número de redes atuantes no Rio Grande do Sul cresceu 8%, saltando de 539 marcas em 2019 para 580 em 2020. Já em número de unidades o crescimento também foi de 8%. O Estado tinha 5.620 unidades no segundo trimestre do ano passado e, este ano, somou 6.082 operações ativas.

Ainda segundo a Associação, o segmento de Alimentação puxou esse crescimento. Hoje são 1.512 unidades no Estado, o que representa 24,9% a participação em número de operações. Em seguida, estão os segmentos de Saúde, Beleza e Bem Estar que hoje contabiliza 970 unidades; Serviços e Outros Negócios (706), e Serviços Educacionais com 651 operações.

“O Rio Grande do Sul é uma das mais importantes regiões no país por ter a economia aquecida, ideal para quem busca expandir os negócios, inclusive para o segmento de Serviços. Somente no segundo trimestre deste ano, esse segmento cresceu mais de 46% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso levando em conta que ainda estamos em plena pandemia, porém mostra que o setor está favorável para investir”, avalia Ricardo Branco, diretor executivo da feira.

“A Mary Help, rede de franquias especializada em limpeza residencial, teve extremo sucesso em todos os estados da região Sul do Brasil. Em especial no Rio Grande do Sul, que tem um alto IDHM e um PIB per capital muito bom, a rede tem duas unidades, uma em Gravataí e outra em Porto Alegre. Queremos expandir ainda mais, tanto na capital como nas cidades acima de 150 mil habitantes. Há uma grande oportunidade a ser explorada e um serviço que existe uma carência muito grande”, declara José Roberto Campanelli, fundador e diretor da rede.

A maior rede de franquia de estética automotiva do Brasil, a Acquazero Eco Wash, também vê no Estado excelentes oportunidades tanto no setor automotivo como de Home Care, serviços que ela acabou de inserir em seu portfólio seguindo a tendência de oferecer serviços de limpeza sustentáveis ao mercado. “Temos unidade em Porto Alegre, no Shopping Total e no Bourbon Shopping Wallig, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, São Borja e São Leopoldo. Aos poucos estamos expandindo na região que apresenta uma boa demanda no serviço home care principalmente com o serviço de oxi-sanitização para eliminar o cheiro do mofo, já que a região é bastante úmida. Ainda há muito espaço para crescer no Estado, cidades a partir de 15 mil habitantes podem atuar home office e a partir de 30 mil habitantes já comporta um modelo de loja, todas estão na mira da rede”, afirma Glaydson Rodrigues, gerente de expansão da rede.

Como participar

A Feira Virtual de Franquia é gratuita e ocorrerá no próximo dia 08 de outubro em Porto Alegre (quinta-feira). Para participar basta entrar no site (www.feiravirtualdefranquia.com.br), escolher as marcas que tem interesse em conhecer, e fazer um cadastro no dia e horário da reunião.

O investidor participará de uma videoconferência através da plataforma Zoom. A reunião ocorrerá com um consultor disponível para sanar todas as dúvidas sobre o investimento. Durante o encontro on-line será possível fazer perguntas e participar de quantas reuniões desejar.

Serão mais de 35 marcas diferentes que participarão das reuniões virtuais com os investidores interessados em abrir uma empresa, sem a necessidade de sair de casa ou do escritório e que gerará oportunidades de negócios com investimento inicial que variam entre R$ 3 a R$ 600 mil.

Bônus

No portal da Feira Virtual de Franquia é possível baixar e-books gratuitos com temas variados para que o investidor entenda um pouco mais sobre o mercado. Entre os temas estão: 20 passos para abrir uma franquia de sucesso; Guia da franquia home office: vantagens e opções; Dicas financeiras para cuidar da sua franquia; Descubra todos os custos de uma franquia; As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo. Basta acessar o site, preencher o cadastro e baixar o conteúdo de interesse.

Outro benefício para quem participar das reuniões virtuais é um bônus no valor de R$ 1.900 para fazer um curso totalmente on-line ministrado pelo empresário Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia, com o tema: “50 itens que você precisa saber antes de investir em uma franquia”.

Para ganhar o curso o participante deve tirar uma foto da sala de videoconferência que está participando e publicar no seu Instagram marcando o @ da franqueadora e da Feira Virtual de Franquia (@feiravirtualdefranquia).

Os participantes dos eventos promovidos pela Feira Virtual de Franquia em qualquer localidade do Brasil prevista no cronograma ganharão um bônus do curso que poderá ser visto por 7 dias.