O CNA, uma das maiores redes de ensino de idiomas do país, com mais de 600 escolas e cerca de 400 mil alunos atendidos em todo o Brasil, lançou neste mês de janeiro a evolução de sua plataforma online de aprendizagem, o CNA Net – Portal do Aluno, utilizado pelos estudantes como complemento ao ensino do idioma feito em sala de aula.
O CNA Net é uma plataforma gamificada que engaja os alunos e aumenta seu interesse pelo aprendizado. Com base em pesquisas e testes de usabilidade do sistema, o portal ganhou duas “caras” diferentes: uma com interface mais colorida para o público “kids e teens” – crianças e adolescentes até 13 anos – e outra para adultos. Essas interfaces contam com elementos de gamificação e foram desenhadas para serem “mobile first”, o que garante uma excelente experiência de navegação em dispositivos móveis (celulares e tablets).
Para chegar às novas interfaces, a DB1 Global Software, empresa parceria do CNA nesse projeto e especializada no desenvolvimento de software e tecnologias sob demanda com base em metodologias ágeis, fez uma ampla pesquisa com usuários reais do CNA Net a fim de identificar suas preferências, gostos e rotinas de utilização da plataforma. “Antes de escrever a primeira linha de código, nosso grande desafio foi identificar quem eram os usuários da plataforma. Para isso, contamos com nosso time de especialistas em UX (user experience) para realizar pesquisas com usuários reais do sistema”, afirma David Santos, CEO e diretor executivo da DB1 Global Software.
O novo CNA Net conta com uma série de recursos como correção automática nas atividades de escrita e jogos, além de professores online para tirar dúvidas, ajudar com conteúdos trabalhados em sala de aula ou nas tarefas de casa e praticar conversação em inglês ou espanhol onde o aluno estiver. “O diferencial é que essa ação não é feita com robôs, mas sim com professores reais, que estão do outro lado da tela interagindo com os alunos”, explica Jaime Cará, coordenador de tecnologia educacional e EAD do CNA.