Sucesso em Curitiba e Belo Horizonte, o Porks – rede de pubs especializada em carne suína acompanhada de chope artesanal – deu início a abertura de franquias em 2019: serão quatro unidades abertas ainda no primeiro trimestre em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Piracicaba e Curitiba. Com quatro unidades funcionando na capital paranaense e em Belo Horizonte, o Porks foi inaugurado em agosto de 2017 e, atualmente, vende cerca de quatro toneladas de carne de porco e 25 mil litros de chope ao mês.
“Nosso objetivo é fechar 2019 com 15 lojas funcionando”, prevê José Araújo Netto, proprietário do Porks. “Nessa média, devemos inaugurar uma loja por mês, trabalhando sempre com produtos artesanais locais e, a partir de janeiro, em parceria com a Brooklyn Brewery, uma das maiores cervejarias artesanais dos EUA e adorada pelos brasileiros, para ter chopes da marca em nossas lojas. A Brooklyn começou a produzir em Curitiba recentemente e é uma das grandes responsáveis por iniciar essa cultura mundial de valorizar a cerveja artesanal local”.
O investimento total para a abertura de uma franquia custa em torno de R$ 130 mil, com payback entre 8 e 15 meses. O faturamento médio mensal de cada loja é de R$ 120 mil, com uma taxa de retorno entre 15% e 25%.
“A revalorização da carne de porco é uma tendência em todo o mundo, e o Brasil tem um mercado gigante a ser explorado nesse sentido”, destaca Netto. “Além disso, o diferencial do Porks é o uso reduzido de mão de obra – sem garçons – e o fato de toda rede utilizar material reciclável, diminuindo o custo de lavagem desses produtos”. A marca conta com parceiro como a mundialmente famosa cervejaria Brooklyn, que tem presença garantida na casa com dois rótulos: a East IPA e a Lager.