Poder feminino nos negócios: Mais de 90% das franquias Kumon são lideradas por mulheres

Busca por equilíbrio e tempo de qualidade com a família faz mulheres migrarem do mundo corporativo para o negócio próprio

Quando o tema é empreendedorismo, o Brasil já está no sétimo lugar no ranking, como aponta estudo realizado anualmente pelo Global Entrepreneurship Monitor. O empreendedorismo feminino cresceu 40%1, chegando a 30 milhões de mulheres investindo em seu próprio negócio. É o equivalente a quase metade do mercado empreendedor (48,7%), segundo informações do Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME).

Os dados podem ser exemplificados pela potência feminina, que se fortalece cada vez mais nos negócios. Necessidade, oportunidade ou sonhos antigos fazem as mulheres voltarem seu olhar para o negócio próprio, que traz ainda benefícios como uma rotina de trabalho que pode ser conciliada com a familiar.

No Kumon, rede de franquias do setor educacional do país, mais de 90% das unidades são lideradas por mulheres. A busca por equilíbrio e tempo de qualidade com a família impulsiona os números. “Educação é um tema que chama atenção de mulheres, e, por isso, temos centenas delas na liderança das nossas unidades”, destaca Julia Yurika Shiroiwa, gerente do Departamento de Expansão Kumon. “Outro fator que aumenta a procura por franquias quando o assunto é empreender, é a facilidade de gerir o negócio, contando com todo o suporte e know how da franqueadora”, complementa Julia.

Trajetórias de sucesso, muito trabalho e realização profissional, fazem parte da história do Kumon e seus franqueados ao redor do mundo. Esse é o caso da Aline Emidio, que após 21 anos atuando numa instituição financeira, se reinventou e decidiu empreender na área da educação, realizando um sonho que nutria há um bom tempo.

Ela conta que sempre gostou de estudar e tinha muita facilidade em aprender inglês e português, foi quando iniciou a faculdade de Letras, mas que, na época, não proporcionava salários muito atrativos. Foi aí que teve a oportunidade de atuar na área bancária, onde construiu toda a sua carreira. “A vida acabou tomando um rumo diferente do que eu imaginava, acabei migrando de área, tentei até cursar uma faculdade de Administração, mas desisti logo no primeiro ano”, conta a empreendedora.

Estudiosa, mesmo trabalhando com finanças, Aline concluiu a faculdade, cursou Magistério e engatou uma faculdade de Direito. Até que na pandemia, quando teve a oportunidade de passar mais tempo com a família, começou a repensar alguns valores. “Eu percebi que tinha sucesso profissional, mas não amor pela atividade que exercia. Ficar em casa durante o isolamento social, me fez perceber que era o momento de mudar e fazer algo que fizessem os meus olhos brilharem e exercer o que eu havia estudado por tanto tempo”, detalha Aline. “Foi nesse período ainda que eu alfabetizei, em casa, meu filho de apenas 4 anos, que voltou para a escola após a pandemia já sabendo ler e escrever. Percebi ali, que eu estava preparada para mudar de área”.

Nessa busca por equilíbrio entre fazer o que ama e ter mais tempo de qualidade com a família e amigos, que Aline decidiu investir numa franquia Kumon. “Assim que conheci o método Kumon, que além de desenvolver os alunos nas disciplinas, valoriza a concentração, independência nos estudos e o autodidatismo, me encantei. Eu que já havia estudado por anos, poderia agora exercer de fato o que eu sempre sonhei”, se emociona. “Estou há quase um ano a frente da unidade e muito feliz e animada com os resultados e com o que ainda está por vir.”

Aline concluiu ainda durante esse período uma Pós-graduação em Metodologia do Ensino e da Língua Portuguesa e Inglesa e hoje segue cursando MBA em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. “Estou ampliando meu conhecimento e imergindo nesse mundo que eu sou apaixonada, para cada vez mais ajudar na formação de crianças e adultos que buscam aprimorar seus estudos e ajudar na realização de seus sonhos. Não é fácil empreender, e não foi fácil dar o primeiro passo. Mas tudo que vivi durante os últimos anos me fortaleceram para que eu chegasse até aqui”. A ocupação feminina em cargos de liderança serve para inspirar outras mulheres a não desistirem de seus sonhos e suas carreiras. “Que a minha história possa ser exemplo para centenas de outras mulheres que têm medo empreender”, finaliza Aline.

A franquia Kumon é ideal para quem tem o desejo de abrir o negócio próprio e o propósito de atuar na área de educação, com um valor de investimento inicial acessível, a partir de R$ 50 mil, e ainda contar com o suporte de uma empresa que, atualmente, conta com mais de 1.500 unidades, de norte a sul do país.

O objetivo do Kumon é descobrir o potencial de cada aluno, fomentando sua capacidade de aprendizado. Com isso, pode ajudar famílias, crianças e jovens a desenvolver habilidades como autodidatismo, concentração e independência nos estudos, competências que poderão ser utilizadas em todas as etapas da vida.