PIB da região Norte cresce mais do que as outras regiões e chama atenção de franquias

A economia do Norte vem apresentando índices surpreendentes nos últimos tempos. Um levantamento feito pelo portal Governo do Brasil revela que a região, foi a que mais cresceu em 2017. Diversos ramos e segmentos nortistas geraram tanta riqueza para o país, que a fizeram crescer em um ritmo oito vezes maior que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Os dados indicam que enquanto o país cresceu 1% no ano passado, o PIB da região norte avançou 8,23% – um crescimento a ritmo chinês. Tamanho desenvolvimento vem chamando a atenção de empresários e empreendedores que visualizam nesse crescimento, uma oportunidade de gerar negócios.

Lá em janeiro, a Acqio, rede de franquias especializada em pagamentos eletrônicos, deu início ao seu plano de expansão no norte. A princípio o planejamento era explorar as oportunidades durante o primeiro semestre, mas como os resultados tem sido prósperos, a rede estenderá o processo para o segundo semestre e espera crescer 40% a quantidade de franquias na região.

“Inauguramos 11 unidades ao todo, seis no Pará, três no Amazonas e mais duas no Tocantins. Fora as que estão em processo de abertura. Neste momento, até dezembro, almejamos inaugurar mais 20 unidades”, fala Antonio Brizoti Junior, diretor de expansão da marca.

Hoje, já são 52 franquias sendo representadas no norte. E como estratégia para captação de novos interessados, a Acqio facilitará ainda mais a forma de pagamento do negócio. A franquia que é comercializada por R$7.900, poderá ter a taxa de franquia (R$6.900) dividida em até cinco meses e carência de royalties por seis meses.

“Assim o franqueado consegue ter flexibilidade na aquisição da unidade, e a isenção dos royalties permite a ele conquistar primeiro uma carteira de clientes antes de iniciar o pagamento dessa taxa”, explica o diretor.

Mercado de cartões

Brizoti avalia que o norte é a região que mais vem apresentando oportunidade em aumento da bancarização da população. “O que significa mais cartões no mercado e consequentemente oportunidade de venda para nossas maquininhas. Além do mais, o segmento de pagamentos eletrônicos está diretamente relacionado ao crescimento do PIB por ser um grande gerador de negócios e contribuir para o crescimento de movimentações financeiras com alternativas de parcelamentos em até 12 meses”, fala Brizoti com otimismo em relação à prospecção.

Ele revela que existem algumas dificuldades no mercado, principalmente devido à concorrência, mas que aposta no valor da franquia e nas taxas das maquininhas como diferencial competitivo. “Estamos sempre trazendo soluções inovadoras ao mercado, temos uma equipe para dar suporte total ao franqueado durante toda a vida dele como detentor de uma unidade da Acqio, e as taxas das nossas maquininhas são muito baixas, portanto temos estrutura e força para sair na frente”, enfatiza.

Regiões de interesse

Ao analisar todos os estados da região, o diretor conta que mira expandir em todas as cidades ou microrregiões acima de 70 mil habitantes. “Nossa expectativa é de conquistarmos grande parte dessas localidades. Se o cenário continuar propício assim, podemos avaliar novamente nosso plano de expansão e continuar voltando nossas forças para o norte”, finaliza.