Pesquisa inédita revela as empresas com mais destaque do varejo brasileiro em 2014

A Serasa Experian, em parceria com o Grupo Padrão, coordenação técnica do CIP (Centro de Inteligência Padrão) e Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), lançam hoje o Ranking NOVAREJO Brasileiro. Com o objetivo de reunir, em uma única publicação, informações exclusivas e de extrema importância para as empresas e os profissionais do setor, o estudo aponta as 200 empresas com mais destaque no varejo nacional.

Com dados compilados pela primeira vez no mercado nacional, a pesquisa traz a análise mais detalhada já desenvolvida no Brasil. São as 200 empresas de melhor performance no setor, divididas em um Ranking Geral e um Setorial. “Trata-se da mais nova referência do varejo brasileiro. O cruzamento das análises setoriais revela onde estão as oportunidades de crescimento e melhoria de produtividade do setor”, afirma o especialista internacional em relações de consumo e varejo e CEO do Grupo Padrão, Roberto Meir.

“A princípio, o que podemos observar é que o cruzamento do faturamento com a expansão do número de funcionários e de lojas permite concluirmos que, em 2014, o varejo brasileiro foi mais eficiente e produtivo. O faturamento por loja das empresas subiu 7,8% na comparação anual. Já o faturamento por funcionário avançou 8,4% e, em 2014, ficou em cerca de R$ 298 mil”, explica o especialista.

O estudo tem como diferencial o levantamento de dois dados inéditos. São eles: a rentabilidade por loja de cada empresa avaliada na pesquisa e o crescimento da produtividade por funcionário. Neste contexto, a empresa que mais aumentou a sua rentabilidade por loja foi o Habib’s, com crescimento de 117% em 2014. Já a empresa que apresentou o maior crescimento da produtividade por funcionário foi a Alpargatas, com um índice de 55%.

Apesar da crise
Segundo o COO do Habib’s, Marcos Gonçalves, a crise não tem impactado a empresa, que mantém a meta de 38 novas lojas ainda este ano e outras 37 de primeiro trimestre de 2016. Além disso, a companhia não alterou seus projetos de expansão, como o lançamento de uma nova marca, o Ragazzo Express, e de um novo produto alimentício, com o apelo de ser o mais barato do cardápio.

O otimismo também estava presente entre os demais varejistas que participaram do lançamento do Ranking Novarejo Brasileiro. Para eles, o momento pode ser traduzido como um estímulo para se reinventar e agregar valor ao negócio, além de entender melhor as necessidades dos clientes.

“Em períodos de recessão, como o que estamos vivendo, é ainda mais relevante ter o respaldo de instrumentos como o ranking para compreender melhor quem são as empresas que atuam no setor, minimizando os impactos negativos provenientes de se estabelecer relações comerciais às escuras”, ressalta o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi.

O lançamento oficial do Ranking NOVAREJO Brasileiro aconteceu hoje, dia 18 de agosto de 2015, no auditório da Serasa Experian, em São Paulo, e contou com a presença dos responsáveis pela elaboração do estudo, associações do setor e principais lideranças varejistas.

Confira abaixo o ranking de empresas com o maior crescimento de rentabilidade por loja em 2014:
1º HABIB’S
2º GRUPO SBF
3º CASAS PERNAMBUCANAS
4º TENDA
5º COOP
6º MERCADO TORRE DE JACAREPAGUÁ
7º BIG TRANS COMERCIAL DE ALIMENTOS
8º AMOR AOS PEDAÇOS
9º UNICASA
10º BURGER KING

Em seguida, apresentamos o ranking de empresas que apresentaram o maior crescimento de produtividade por funcionário em 2014:
1º ALPARGATAS
2º CASAS PERNAMBUCANAS
3º CNOVA
4º COMERCIAL DELTA PONTO CERTO
5º ELETROZEMA
6º MERCADINHO BELÉM
7º BIG TRANS COMERCIAL DE ALIMENTOS
8º IRMÃOS BOA SUPERMERCADOS
9º RAIA DROGASIL
10º COTEMINAS

Para finalizar, segue o ranking de empresas com o maior crescimento de faturamento em 2014:
1º NETFARMA
2º HABIB’S
3º CNOVA
4º BURGER KING
5º GRUPO MM
6º CSD – COMPANHIA SULAMERICANA DE DISTRIBUIÇÃO
7º TENDA
8º CASAS PERNAMBUCANAS
9º DAFITI
10º LOJAS HAVAN

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito