O Lecadô acaba de divulgar os resultados alcançados em 2025 por meio de suas iniciativas de combate ao desperdício de alimentos e de gerenciamento de resíduos em suas lojas, fábrica e escritório. Ao longo do ano, mais de 14 toneladas de alimentos em perfeitas condições de consumo deixaram de ser descartadas, graças à parceria com a startup Food To Save e às ações de destinação correta de resíduos com empresas especializadas. Como resultado, a rede de docerias evitou a emissão de mais de 35 toneladas de CO₂ na atmosfera. Um impacto ambiental equivalente ao plantio de 4,8 milhões de árvores ou ao consumo anual de eletricidade de 15 milhões de residências.
Nas lojas, a principal iniciativa de combate ao desperdício acontece por meio das “Sacolas Surpresa” da Food To Save, que comercializa alimentos próximos à data de vencimento com descontos atrativos. Além da retirada das sacolas nas lojas Lecadô, o consumidor pode optar pela entrega em domicílio. Em 2025, foram comercializadas mais de 14 mil Sacolas Surpresa, reforçando o compromisso da marca com práticas sustentáveis em todas as etapas de produção.
Segundo Agata Russo, gerente de Marketing do Lecadô, mesmo com uma gestão de estoque rigorosa, o Lecadô gera excedentes por trabalhar com produtos frescos, sem conservantes e com validade reduzida.
“Precisamos manter tortas, doces e salgados disponíveis até o final de cada dia. Nossa missão com essa parceria é fomentar a cultura do consumo consciente. Ao comprar a Sacola Surpresa, o cliente sabe que receberá produtos Lecadô saborosos e de qualidade, mesmo sem saber exatamente quais. É uma escolha que contribui para uma causa maior: o combate ao desperdício e o cuidado com o planeta”, explica.
A política ambiental do Lecadô também inclui a redução máxima da geração de resíduos sólidos, o que diminui custos operacionais e impactos ambientais. A empresa conta com um Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR), que prevê a segregação e a destinação correta dos resíduos gerados na fábrica, como caixas de papelão, caixas de ovos, baldes plásticos de recheios e óleo de cozinha usado. Todo o material é encaminhado para reciclagem por meio de empresas parceiras, como a Koleta Ambiental.
“Acreditamos que a sustentabilidade é uma responsabilidade compartilhada e que cada pequena ação faz diferença. O Lecadô está presente nos momentos afetivos e festivos das pessoas, e não existe alegria em um cenário de fome ou de um planeta degradado. Queremos contribuir para transformar essa realidade”, finaliza Agata Russo.
As Sacolas Surpresa podem ser compradas pelo aplicativo da www.foodtosave.com.br e retiradas nas lojas Lecadô do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Os endereços e telefones estão disponíveis no site lecado.com.br/lojas.






