Para não dizer que não falei das flores

Se as flores são um produto romântico – e ninguém que esteja apaixonado (ou não) haverá de negar -, saiba que não se trata de algo único que remete ao romantismo tão propício ao Dia dos Namorados – e olha que ele está aí “batendo à porta” e coincidindo com o início da Copa do Mundo, 12 de junho.

Quer dizer, se as flores não são único produto para presentear nesse dia tão especial, outros setores que englobam diferentes marcas de franquias têm a chance ímpar de fazer crescer seu faturamento, sabendo atrair um público, em sua maioria jovem, disposto a fazer a diferença para seu par com aquele presente único.

Nessa linha é fácil entender que inúmeras marcas franqueadas podem disputar alegremente as ações de marketing visando atrair os casais apaixonados – e compactuar com esse sentimento parece tão abrangente quanto os segmentos existentes de franqueadores. 

Veja um bom exemplo dos setores que podem aproveitar a data para aumentar a receita:

– Casa, decoração e presentes;

– Acessórios pessoais, beleza, – saúde e produtos naturais;

– Entretenimento e cultura;

– Hotelaria e turismo;

– Chocolaterias.

A questão principal para atrair esse público numa data tão significativa passa pela criatividade e inovação. Criatividade para localizar no seu espectro de negócio uma promoção chamativa – no setor de hotelaria, por exemplo, o casal poderia ganhar um passeio inesquecível  se adquirisse um pacote de estadia começando na noite do Dia dos Namorados.  Também é interessante sempre que possível inovar – e quem sabe aqui uma boa tática fosse contar uma história diferente sobre o que sua marca faz ou promove, e talvez isso pudesse abranger algum aspecto do ponto de venda ou mesmo da estratégia pontual da loja.

Chama a atenção o que está presente numa data como essa: a oportunidade para as marcas de franquias  fazerem diferente alguma coisa que se repete a cada ano. Os namorados sempre vão existir e o seu dia já está instituído. Mas o que pode ser diferente é o modo de oferecer um produto ou serviço, de maneira que se contemple em tal ação a criatividade, a inovação e também a disposição do empreendedor no sentido de aumentar a lucratividade.

O que o empreendedor pode fazer para aproveitar a data, que neste ano coincide com a abertura da Copa do Mundo:

1. Quais produtos do meu mix podem satisfazer os desejos dos consumidores para a data? Deixá-los em destaque nas lojas pode ajudar a vender.

2. Qual “presente” minha marca poderia oferecer para ele e/ou para ela nesse dia especial? Um desconto para a próxima compra pode ajudar na fidelização, por exemplo; 

3. Pensar em tornar a ação sustentável a médio prazo, fazendo com que minha marca possa ser reconhecida mais facilmente pelo consumidor.