Para mostrar o melhor da robótica, empresária cria aula experimental para pais

Maior raciocínio, organização, desempenho pessoal e profissional. Esses são alguns dos benefícios da robótica ao estudante. Embora muito difundido nas salas de aula, o método de ensino frequentemente precisa desmistificar receios dos pais, que não foram alfabetizados com a tecnologia.

Sandra de Goés, especialista em robótica e franqueada Ensina Mais Turma da Mônica de Botafogo, Rio de Janeiro, iniciou em fevereiro um projeto que oferece mais familiaridade com a ferramenta. Pais ou responsáveis cujos filhos estejam inscritos nas aulas de robótica da rede participam então de uma aula experimental, para entender os benefícios da metodologia. A marca é pioneira no mercado de apoio escolar e conta com a utilização de uma metodologia híbrida, unindo o ensino digital ao método tradicional de estudo em salas de aula.

“Alguns pais pensam que esse método de ensino inclui a presença da internet em aula, e acham que o filho ficará aficionado e distraído ao longo do curso”, comenta Sandra. “Por isso, criamos uma aula inaugural em que os pais fazem as atividades de robótica com os filhos e entendem mais afundo como aquela metodologia é benéfica para a criança”, explica a especialista.

A robótica desenvolve o raciocínio lógico e social da criança e a ajuda a chegar à resposta correta de um desafio escolar mais rapidamente. Ao participar da aula, os pais conseguem ter uma noção maior da relevância que o método tem. “Atualmente, o primeiro recurso que crianças e adolescentes buscam para tirar uma dúvida ou para se divertir é a tecnologia. A inserção dela na educação é uma maneira de potencializar o interesse do aluno pelo conteúdo ensinado e, também, de auxiliá-lo a enxergar aquela matéria de uma maneira mais próxima ao dia-a-dia dele”, diz.

Voltada a alunos entre seis e quatorze anos, a Ensina Mais Turma da Mônica oferece programas educacionais de Português, Matemática, Informática, Inglês e Robótica. O método acelera a aprendizagem de crianças e adolescentes, que passam a ter em sua base educacional um aprendizado respaldado pelo que há de mais inovador em tecnologia. A rede é uma das oito marcas da MoveEdu, maior plataforma edtech – education technology – do país.

“A robótica traz uma série de benefícios ao aluno que o acompanharão na vida adulta. Além de desenvolver o lado esquerdo do cérebro – responsável pela parte de raciocínio do ser humano -, os estudantes melhoram também no comportamento pessoal”, pontua Sandra.