Com a proposta de inovar o setor e agradar donos e animais de estimação pela variedade de produtos e serviços, assim nasceu a Padaria Pet – franquia especializada em petiscaria e confeitaria para cães e gatos, da Somagroup, comandada pelos irmãos e sócios Rodrigo e Ricardo Chen.
Mesmo em meio à crise que assola o País, a empresa está conseguindo manter o ritmo e, para esse ano, projeta chegar à marca de 10% de crescimento. A linha de petiscos representa cerca de 60% do faturamento, a confeitaria 20%, a linha natural 40% e a cerveja e suco para cachorro 15%. Com o modelo de franquias, a meta é abrir cerca de 10 unidades até abril de 2018.
A ideia surgiu quando os empreendedores viajaram aos Estados Unidos em 2010, e se depararam com o conceito de “pet-friendly” – estabelecimentos que aceitam animais de estimação -, até então novidade no Brasil. Em 2015, abriram a primeira loja no coração do bairro de Pinheiros e, seis meses depois, inauguraram a segunda na Oscar Freire, principal rua paulistana para compras de itens de luxo, ambas localizadas na capital paulista.
“Apostamos e investimos muito em inovação, e isso justifica crescer mesmo em tempos de incerteza econômica. Além disso, o processo de humanização dos pets, o aumento populacional de pessoas da terceira idade, além da diminuição da natalidade no País, são fatores que contribuíram para o crescimento do mercado. Essas mudanças também ocorreram na Europa e nos Estados Unidos. ”, diz Rodrigo Chen, fundador da Padaria Pet.
Segundo a Andipet – Associação Nacional de Distribuidores de Produtos Pet –, em 2016, o setor movimentou R$ 18 bilhões, um crescimento de 4,9% sobre o ano anterior. O carro-chefe desse segmento é o pet food (comida para animais de estimação) responsável por 67,5% do faturamento. O Brasil é um dos principais países do mercado pet mundial, atrás dos Estados Unidos e Reino Unido.
Expansão
A empresa oferece linhas de produtos como cerveja e sucos para cães, docinhos, sorvetes, gelatinas, bolos de caneca para micro-ondas, hambúrguer, cookies, bolos, muffins, waffers e a linha natural para animais diabéticos, com problema renal, obesidade, e o serviço completo de buffet para festas de aniversário. Além disso, tem espaço para serviços, como banho e tosa, galeria de arte, judô para cachorro, cinema e boutique para venda de acessórios.
Já investiram cerca de R$ 2 milhões em infraestrutura, contratação de funcionários, marketing, pesquisa e desenvolvimento de produto. “Estamos em processo de negociação com franqueados nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Sorocaba, Curitiba e Distrito Federal, entre outras”, afirma Chen. As taxas de abertura variam de acordo com o modelo de negócio, e vão desde R$ 5 mil a R$ 20 mil. A empresa estima abrir esse ano mais duas redes franqueadas, uma em Santos e, a outra, em Vila Velha, no Espírito Santo.
“Ao se tornar um franqueado, a unidade comercializará os nossos produtos, artigos e acessórios de marcas de renome no mercado pet, adquirindo-as com um preço menor para ter um ganho maior e mais competitivo. Lançamos uma modalidade de franquia chamada DOG SHOP para aqueles que não possuem um investimento tão alto para abrir uma loja. Será possível ser um revendedor dos nossos produtos em petshops, supermercados, shoppings centers ou, participar de eventos por meio de foodbikes”, finaliza o empresário.
A fábrica é registrada no Ministério da Agricultura e os produtos desenvolvidos por Universidades e Doutores em Nutrição Animal.