Olímpiadas contribuem para a venda de artigos esportivos

Publicado em 17/08/2016 por Imprensa

Mercado acusa crescimento na venda de tênis que lidera os negócios na venda direta por catálogos

O mercado já está sentindo o impacto das Olimpíadas no Brasil e o varejo se prepara para receber as oportunidades geradas pelo esporte e, consequentemente, a demanda por artigos esportivos também cresce.


A indústria brasileira deste nicho deve atingir um crescimento de 5% este ano, é o que aponta a Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp). A maior procura deve ser por artigos relacionados a esportes coletivos, como futebol e vôlei.


Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 estão impactando toda a indústria nacional, principalmente a de calçados. O faturamento anual do varejo neste segmento é de R$ 4,73 bilhões, sendo que a cada ano, são vendidos mais de 85 milhões de pares de tênis.


O Brasil é um dos maiores produtores de calçados do mundo, seus produtos têm boa aceitação em vários países, principalmente, na América Latina. A região Sudeste é a que mais consome calçados, um montante que gira em torno de R$ 21.566,81 milhões.


Mediante este cenário, uma das dicas da empresa gaúcha Golfran, especializada na venda direta por catálogos, é que os franqueados criem um mote diferenciado de negócios para as Olimpíadas, como é o caso dos artigos esportivos, em especial os tênis.  Outra opção interessante é que as franquias trabalhem com um mix de produtos relacionados, identificando fatores que agreguem valor ao negócio.


Em momentos de oportunidade, a Golfran adota estratégias que envolvem treinamentos, comunicação eficaz e conteúdo relevante, além de ficar atenta às notícias do momento, É inerente ao mercado que no caso dos jogos, os produtos fiquem vinculados ao esporte, marcas e atletas.


Enquanto isso, os consultores das franquias Golfran que se dedicam às vendas diretas por catálogos conseguem fidelizar os clientes com a entrega pontual dos pedidos, modelos, cores e tamanhos, pois a venda de calçados  é a segunda mais significativa da empresa, só perdendo para os artigos de cama, mesa e banho. Um dos principais diferenciais do porta a porta é a variedade de itens para atender todos os gostos, além de o consumidor poder escolher o número  e saber que o modelo, cor e tamanho corretos serão entregues na data prevista.


“As pessoas estão mudando os hábitos e  passaram a comprar os calçados por catálogos, que atualmente representa 30% da nossa venda. Estamos colhendo o fruto desta inovação, uma vez que poucas lojas possuem a variedade de itens e a quantidade de numerações que o nosso catálogo oferece”, afirma o Diretor Presidente Gotardo Cavalli.


Para a Gerente de Marketing e Analista de Produto, da Golfran, Kimberly Cavalli é necessário avaliar o design, o conforto e a procedência dos produtos lembrando que, além das Olimpíadas, há uma grande demanda pela atividade física e pelo  bem-estar que são as principais preocupações da geração atual.


“Esta é uma grande oportunidade para incrementar as vendas já que aproximadamente 4 bilhões de pessoas em todo o mundo irão assistir os jogos Olímpicos, influenciando diretamente na venda de artigos esportivos”, conclui a Analista de Produtos da Golfran.


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Palavras-chaves: Franquias , Venda Direta , Golfran