Odontolatina adota ‘Conversão de Bandeira’ para ampliar rede de franquias

Atrativo, modelo de franquia voltado aos profissionais de odontologia que já possuem clínica em operação tem investimento a partir de R$ 29 mil e payback entre 12 e 24 meses

A Odontolatina – rede de franquias de clínicas odontológicas há mais de 20 anos no mercado – segue firme na execução dos seus planos de expansão. A marca, que foi fundada em 1998, em Foz do Iguaçu (PR), pelos odontólogos Faisal Ismail e Alessandro Schwertner, planeja chegar ao final de 2023 com 75 franquias em atividade no Brasil. A meta final é ter 150 unidades em operação ao final de 2024.

Uma das estratégias adotadas para ampliar a rede de franquias é a Conversão de Bandeira. Para isso, a empresa desenvolveu modelos de negócios específicos, com investimento mais enxuto. O objetivo, neste caso, é abrir uma oportunidade de negócios para dentistas e investidores que já possuam uma clínica odontológica em atividade, mas que desejam se beneficiar da operação de uma franquia sólida no mercado, com processos de gestão comprovados.

Entre os modelos de negócios criados pela Odontolatina para a Conversão de Bandeira, estão duas opções da ‘Franquia Soft Conversão’. Ambas são voltadas para consultórios com apenas uma cadeira odontológica. No caso das clínicas estabelecidas em prédios comerciais, o investimento para convertê-la em uma unidade franqueada Odontolatina parte de R$ 29 mil. Se a clínica estiver localizada em imóvel térreo, com fachada para a rua, o investimento necessário parte de R$ 39 mil. Em ambos os casos, o retorno do investimento acontece no período de 12 a 24 meses, com um faturamento mensal a partir de R$ 55 mil e lucratividade que varia entre 20% e 35%.

A Odontolatina também oferece modelos da Franquia Conversão, destinada exclusivamente às clínicas com mais de três cadeiras odontológicas. Os investimentos, neste caso, partem de R$ 85 mil. O faturamento mensal varia entre R$ 100 mil e R$ 350 mil e o retorno do investimento está estimado para o período de aproximadamente 12 meses.

“Fazer parte de uma rede, que tem uma marca consolidada no mercado, com processos administrativos bem estabelecidos e gestão eficiente é muito diferente de gerir e atender aos pacientes sozinho. Ao aderir ao franchising, o dentista ganha o respaldo especialmente sob o ponto de vista de gestão do negócio, troca de conhecimento, ações de marketing, treinamento de equipes e outras ações”, explica o fundador da Odontolatina, Faisal Ismail.

O executivo explica que as clínicas da marca atendem todas as especialidades da odontologia, com ênfase em estética. Atualmente, a Odontolatina tem unidades em operação nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia. Juntas, as clínicas já atenderam mais de 2 milhões de pacientes e atingiram nível de excelência nos atendimentos comprovados pelo índice NPS (Net Promoter Score) superior a 94.