O design nas redes de franquias: prêmio ABF+RDI Design aponta principais inovações

A Associação Brasileira de Franchising e o Retail Design Institute Brasil anunciam os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2018. Criado para homenagear e valorizar profissionais e empresas franqueadoras que utilizam o design como ferramenta estratégica de relacionamento e negócios, o Prêmio, que conta com dez categorias, chega à sua oitava edição consolidado como referência e inspiração para o setor. Mais de 90 projetos concorreram ao ABF+RDI Design neste ano. Desse total, 21 marcas assinaram 29 projetos que alcançaram a mais alta pontuação, consagrando vencedoras as redes e profissionais de design envolvidos. 

Dentre os casos premiados, selecionados por uma comissão julgadora formada por representantes da ABF, da RDI Design e do mercado, temos um produto inédito no Brasil, de piscinas de poliéster revestidas com o que há de mais moderno e sofisticado na arquitetura (iGUi, vencedora das categorias Design de Inovação e Produto); uma linha de tênis que evidencia as práticas sustentáveis da marca de forma lúdica e comercial (Calçados Bibi, vencedora na categoria Design Consciente); uma campanha para celebrar os 20 anos da famosa sandália de bandeirinha do Brasil, que levou a marca para todo o mundo (Havaianas, vencedora na categoria Campanha); e um projeto de quiosque que cria de maneira única a história da “Bavária da Nutty”, por meio da apropriação de elementos típicos (Nutty Bavarian, vencedora na categoria Quiosque). 

Outros exemplos de ganhadores se relacionam com as propostas da entidade para o franchising do futuro. A rede The Body Shop levou a Prata na categoria Produto com a ‘Linha Corporal Leite de Baobá’. 100% vegetal, livre de crueldade animal e com embalagens recicláveis, o produto vai de encontro às necessidades das redes de terem como uma de suas premissas a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social. Na categoria Loja, a rede Café Cultura levou a Prata com um novo conceito de cafeteria, aliando café e bem-estar em uma atmosfera moderna, com um ambiente multifuncional, que agrada diferentes públicos. 

No início do ano, a ABF, em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) apresentou a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras. Entre os dados apurados, o levantamento revelou que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 – seja na própria empresa, no mercado nacional (57,3%) ou mundial (11,1%) – e apenas 8,2% delas não o fizeram. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil e 6,9% delas no exterior. A pesquisa mostra uma tendência de renovação e inovação nas redes, que se evidencia ano após ano no Prêmio de Design.

 “A ABF e o RDI têm o propósito de contribuir para a aplicação de vanguarda do design nas franquias. Em 2017, criamos uma categoria específica de Inovação, reiterando a importância de inovar no franchising, reconhecer os esforços que já estão sendo feitos e estimular um mergulho ainda mais profundo nesta área. Em um mercado em constante evolução, o design se consolidou como uma estratégia assertiva e viável de diferenciação e competitividade”, declara Altino Cristofoletti Junior, presidente da Associação.

As marcas, os profissionais e os respectivos projetos premiados integram o livro digital do Prêmio ABF+RDI Design 2018. Em sua quarta edição, a obra é uma iniciativa da ABF que traz os detalhes da concepção de cada projeto premiado e também um perfil do júri. Os troféus foram entregues na celebração que integra o maior encontro do setor de franquias no ano e que reuniu cerca de 500 líderes do franchising brasileiro na Ilha de Comandatuba (BA).