Diante de uma grande procura de futuros empreendedores por respostas, o desejo de oferecer conteúdo exclusivo sobre empreendedorismo levou o empresário Raphael Mattos, diretor da rede de franquias PremiaPão e outros negócios, a criar o canal Franquias Baratas e Lucrativas que, na internet, se tornou popular com a sigla de FBL. A ideia surgiu ainda em 2016, porém, ganhou força com a ajuda de uma ferramenta bastante utilizada atualmente: o Youtube.
A inspiração surgiu a partir da própria atuação do empreendedor. “Por estar à frente da maior microfranquia do Brasil, percebi que os candidatos que buscavam empreender estavam muito por fora do assunto e possuíam pouquíssimo conhecimento sobre o mercado de franquias. Pensando nisso, decidi entregar para eles um conteúdo de qualidade, que pudesse esclarecer as principais dúvidas”, contou. O mercado de franquias cresce muito no Brasil, e com isso, o jovem empreendedor encontrou uma maneira de oferecer conteúdo de qualidade: “O canal FBL é um meio totalmente educativo, que não visa lucro nenhum. Além disso, no contexto geral, ajuda as pessoas a entenderem melhor como funciona esse mercado, que poucos têm conhecimento sobre”, destacou.
Para conquistar o público, desde o começo, Raphael investiu em conteúdos exclusivamente voltados para empreendedorismo. Os assuntos abordam temas que vão desde onde encontrar franquias baratas até como ganhar dinheiro a partir desse tipo de investimento. Nos comentários, os inscritos contribuem e deixam sugestões do que gostariam de assistir, fazem elogios e também aproveitam o espaço para solucionar dúvidas. A partir das principais questões, os vídeos são gravados e logo em seguida postados. Ao todo, já foram quase 20 vídeos. Por possuir ampla experiência no ramo do franchising, Raphael decidiu apostar em um formato mais leve e com pouco tempo de duração. O que torna ainda mais conveniente o acesso ao conteúdo. Pois, em poucos minutos, é possível consumir explicações exclusivas e bem explicativas sobre determinado assunto.
Foi assim, a partir de vídeos semanais, que o empreendedor conseguiu conquistar quase 40 mil visualizações ao longo dos últimos seis meses – tempo em que o canal está ativo na internet. A interação do público nos comentários reflete o sucesso do canal, que comemorou mais de mil inscritos.
Recentemente, a aposta em uma série sobre franquias baratas, rendeu ao FBL o dobro de inscritos em apenas dois meses. Ao todo, já foram exibidos cinco episódios. Diferente do formato dos vídeos anteriores, esta série aborda, de modo mais geral, sobre empresas importantes no setor de franchising, mas com foco em franquias baratas. Os segmentos são variados, porém, são nomes que já possuem renome no mercado. De forma imparcial, ao final de cada edição, Raphael apresenta um raio-x de cada uma, com o objetivo de transmitir as principais informações sobre aquela marca. Até hoje, o vídeo mais visto, rendeu um número surpreendentes de views, que ultrapassa a marca de mais de 22 mil visualizações.
O futuro pretende ser promissor para o FBL, uma vez que, com a tendência de crescimento, espera-se conquistar ainda mais inscritos, relevância e autoridade. E uma das apostas é investir em conteúdos que, de alguma forma, continuem oferecendo informações de qualidade e que seja de fácil acesso. Por essa razão, temas comuns no dia a dia de empreendedores vão ser as principais demandas. Dessa forma, o canal vai poder servir como referência para quem precisar esclarecer alguma dúvida e até contar com a orientação de Raphael Mattos, que já possui vasta experiência no mercado de franquias. O empreendedor é graduado em administração com ênfase em marketing na Lidnenwood University, nos Estados Unidos. Além disso, é presidente de uma das maiores redes de microfranquias do Brasil e também acaba de fechar um contrato internacional onde representará uma rede de franquias americana no Brasil.
Acesse todo o conteúdo que já foi produzido pelo canal FBL no link do Youtube.