NexB Valor Negócios é a primeira rede de franquias que atua com fusões e aquisições para PMEs

O mercado de negócios mundial passa por constante transformação. O vai e vem da economia deixa em alerta empresas e investidores que querem buscar sócios para alavancar o negócio ou ganhar mais força no mercado.

Segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os negócios de fusões e aquisições avançaram 28% em 2018. Os anúncios envolvendo aquisições de controle, incorporações e vendas de participações minoritárias, totalizaram R$ 177,2 bilhões. Além disso, as operações de M&A no país foram lideradas por brasileiros. Em 2019, segundo pesquisa divulgada pela KPMG, o número de fusões e aquisições domésticas realizadas nos seis primeiros meses teve um aumento de mais de 45% em comparação com o mesmo período de 2018. No primeiro semestre, foram feitas 340 transações deste tipo, envolvendo apenas empresas brasileiras, contra 232 no ano passado. Já o número total de negócios fechados nesse período, em 2019, foi 543 contra 461 em 2018, um aumento de 17%. Os números mostram que houve um aumento considerável de transações do tipo doméstica, ou seja, realizada entre empresas brasileiras. As negociações fechadas por elas foram o principal fator de aquecimento do mercado no primeiro semestre.

Mas há quem pense que esse mercado é voltado apenas para grandes empresas com grandes faturamentos. Não! Pequenos e médios empresários também têm acesso às possibilidades que o mercado financeiro pode oferecer ao mundo corporativo por meio dos processos de M&A (Mergers and Acquisitions ou fusões e aquisições).

Para atender esse nicho potencial, a NexB Valor Negócios, rede de franquias que atua em todo o Brasil nas áreas de M&A (fusões e aquisições), Crédito e Consultoria,  juntou a experiência da Valor Negócios e do Escritório de Consultoria JCF e o know how de grandes investidores do mercado como Cyrille Verdier (CPV Investments) e Oswaldo Melantonio Filho (Presidente da Mobility SA), para criar uma startup de negócios que une a tecnologia de uma plataforma desenvolvida para facilitar as fusões e aquisições de empresas com a experiência de profissionais especialistas em M&A, crédito e consultoria para PMEs.

A rede é comandada pelos empresários Fernando Marino e João Carlos Frutuoso que possuem vasta experiência no mercado financeiro e de consultoria e vem com a premissa de elaborar um processo mais transparente e seguro para todas as empresas como ocorre nos outros países.    

“As dificuldades das PMES são imensas, na hora de comprar ou vender uma operação, ou conseguir crédito de uma maneira estruturada ou até mesmo contratar uma consultoria empresarial. A plataforma NexB vem possibilitar, através do seu modelo de negócios inovador, conectar Compradores e Vendedores, Empresas e Instituições Financeiras, Ofertas de Produtos e Serviços e Investidores”, explica Fernando Marino, diretor executivo da rede.    

A expertise

O negócio é estruturado em 3 pilares (M&A, Crédito, consultoria):

M&A (Mergers and Acquisitions ou fusões e aquisições)

Essas transações surgiram no Brasil entre as décadas de 1980 e 1990 quando a globalização atingiu o universo empresarial. É um processo de avaliação da empresa feito por meio de Valuation e intermediação de venda. Uma solução para empresários que desejam, dentre outras coisas, captar recursos para expandir a empresa, reduzir dívidas, executar projetos, profissionalizar a gestão, acessar mercados internacionais e solucionar problemas de sucessão.

Esse processo também pode ser aplicado à PMEs e não apenas à empresas milionárias. “A falta de conhecimento da complexidade e de assessoria qualificada no acompanhamento do processo de M&A podem acarretar erros triviais que podem custar milhões de reais e muita dor de cabeça aos empresários. Tirar esse “preconceito” e insegurança dos pequenos empresários é o objetivo da NexB por meio de uma plataforma inovadora tornando os processos mais ágeis, transparentes e seguros”, explica.

Para um processo de negociação segura é fundamental realização de Valuation (avaliação permite estimar o valor de uma empresa, a partir da análise financeira, histórico e situação presente e das perspectivas de crescimento do negócio). A partir daí, vem a preparação da documentação e da Due Diligence, processo que valida a real situação da empresa e analisa os riscos de uma operação societária. É ela quem vai expor erros nas operações, fraudes dentro da empresa, além de determinar a sustentabilidade futura do negócio.

“Em resumo, esse é o principal core business da NexB: compra e venda de empresas, serviços de avaliação para precificar para venda.  Temos o papel de ajudar as empresas na captação de compradores, trazer segurança e transparência dos dados, riscos e demais informações do negócios”, explica João Carlos Frutuoso, diretor de serviços da rede.

Crédito

A NexB possui uma rede de parceiros financeiros como bancos de atacado e varejo, Fintechs e FIDCS para cada momento da empresa com uma rede de franqueados capacitados para orientar e direcionar as empresas com as melhores alternativas de crédito do mercado, seja para reestruturação ou novos investimentos.  Através da plataforma conseguimos agilizar o processo e também oferecer mais alternativas para a tomada de decisão do empresário, explica Frutuoso.

Consultoria

A rede auxilia empresários na resolução de problemas que possam surgir na empresa por meio de uma análise empresarial que abrange financeiro, gestão, societário, tributário e outras áreas que possam impactar na melhoria de resultados para a empresa.

Plataforma NexB

Junto à todas essas expertises, o modelo de negócio apresenta a plataforma NexB. Uma plataforma transacional que oferece serviços de compra e venda de empresas aproximando o vendedor e o comprador de Pequenas e Medias Empresas a nível nacional. Há ainda um espaço onde investidores podem se cadastrar para analisar as opções de compra. Tudo isso com profissionalismo e adequação do mercado, oferecendo transparência ao investidor e às empresas. “Desenvolvemos uma plataforma onde o usuário tem acesso à informação com mais velocidade, uma vasta diversificação de segmentos de empresas, empresas avaliadas (inclusive analisando o passivo, como Fiscal, Tributário, Trabalhista e o próprio negócio no momento). Há ainda a opção de contratar um acompanhamento profissional de um dos escritório NexB Valor Negócios durante o período de transição”, explica Marino.

A Franquia

A rede possui 12 unidades em funcionamento, sendo 6 em São Paulo – 3 na capital, São José do Rio Preto (máster), Catanduva, Bauru, 3 em Mina Gerais – Uberaba, Divinópolis, Pato de Minas, 1 no Distrito Federal – Brasília, 1 em Goiás – Goiânia, e uma unidade em Portugal.

A Valor Negócios foi fundada em 2008 como escritório de consultoria e se tornou franquia em janeiro de 2018. Em 2019 modernizou o modelo de negócio e surgiu a NexB Valor Negócios. “Somos um modelo único de negócio que une marketplace + consultoria por meio da rede de franqueados. Queremos aumentar o raio de atuação, conectar investidores e compradores em todo o Brasil e reduzir o tempo de fechamento de negócios.  O modelo tradicional é um escritório de consultoria tentar vender empresas ou captar investidores apenas na sua rede de contatos e parceiros, já com a NexB essa divulgação aumenta muito”, salienta Marino.

A rede quer expandir os negócios e traçou sua rota de expansão com foco no sul, sudeste, centro-oeste. Com investimento a partir de R$ 20 mil para home office e R$ R$ 180 mil para FDA, busca investidores que tenham uma boa rede de relacionamento e com experiência em negócios empresariais, como por exemplo, ex-bancários, consultores, contadores e ex-executivos da área comercial.

No trabalho desenvolvido pela NexB, o franqueado fica focado na captação e geração de negócios, enquanto a equipe multidisciplinar da franqueadora se responsabiliza pela execução dos serviços de Valuation, Crédito e Consultorias. “Oferecemos ao franqueado todo know-how de mercado, possibilidade de ampliar a oferta de serviços no mercado, boa remuneração, e um modelo de negócios inovador e com grandes expectativas de crescimento”, conta Zuleika Rastelli, diretora de Suporte.

O modelo de negócio busca trazer para os empresários produtos e serviços com maior relação custo-benefício, as PME´s podem ter acesso a serviços de alto nível com valores acessíveis.

Em novembro de 2019 a marca recebeu um aporte de investidores no valor de R$ 1 milhão para o expansão da sua rede de franqueados e melhorias na plataforma com mais interação, IA (Inteligência artificial) e facilidades para os usuários. Com faturamento na casa de R$ 2 milhões ao ano, a previsão é passar a marca de R$ 5 milhões em 2020. “É uma marca nova, com grande potencial de crescimento face aos produtos apresentados, temos como propósito criar uma cultura de fusões e aquisições para PMEs, profissionalizar a área e desenvolver empresas. A visibilidade da plataforma e a conexão de negócios deve desmitificar a área e mostrar que “todos podem negociar bem suas empresas””, salienta Marino.