Conhecer pessoas, estar onde o povo está, se relacionar. Essa é a premissa de pessoas que querem ser um executivo renomado ou possuir um negócio próprio. Ser comunicativo é uma das essências de um empreendedor de sucesso. Apostar num bom network (rede de contatos) é uma das ferramentas primordiais para o mundo dos negócios.
Nos dias de hoje, fazer networking, ou seja, praticar o relacionamento entre as pessoas, deixou de ser algo apenas virtual ou presencial. As duas formas de se conectar ao mundo dos negócios fazem parte de estratégias certeiras para conquistar a confiança do mercado.
Por isso, desde o início de qualquer carreira, é fundamental investir na troca de conhecimentos e na criação de laços de interesse que podem potencializar as ações a curto, médio e longo prazo. Todo empreendedor precisa ter uma rede de relacionamentos boa, que não precisa ser extensa, mas precisa ter qualidade.
Mas… o que é network ou networking?
Network é a junção das palavras em inglês “net” e “work”, traduzindo “rede” e “trabalho”, ou seja, rede de trabalho. Sua rede são as pessoas com quem você se relaciona profissional e socialmente. São as pessoas do seu relacionamento que podem te ajudar, contratar, ou indicar. Todas as pessoas com quem se convive compõem a network: patrão, ex-patrão, chefe, ex-chefe, colegas e ex-colegas de trabalho, colegas da escola, faculdade e cursos livres, amigos, fornecedores, familiares, e muitos outros.
Já networking é o processo em si, ou seja, todo o conjunto de ações e cuidados em torno de construir e manter uma network. Para manter um networking ativo é preciso construir, fomentar e aquecer a rede de contatos profissional para cooperação mútua. Seria o popular “uma mão lava a outra”.
Essa troca de conhecimentos e experiências com outros profissionais é importante para a produtividade e o crescimento profissional, vislumbrando sempre novas oportunidades no mundo corporativo. Nessa esfera, é fundamental se manter antenado em cursos, palestras, workshops e visitas à empresas de ponta, preferencialmente. A convivência vai fortalecer a reputação e posicionamento enquanto empreendedor.
Empreendedorismo + Networking + Home office
É pensando nesses profissionais que construíram ou estão construindo uma forte network que a rede de franquias NexB Valor Negócios desenvolveu um modelo de negócio que potencializa o desempenho dessas pessoas com bom relacionamento para expandir a rede. Focada no mercado de fusões e aquisições, crédito e consultorias, o franqueado NexB trabalha na linha de frente do negócio abrindo oportunidades de negócios por meio do seu relacionamento com o mercado de atuação. Fica focado na captação e geração de negócios, enquanto a equipe multidisciplinar da franqueadora se responsabiliza pela execução dos serviços de Valuation, Crédito e Consultorias. “Oferecemos ao franqueado todo know-how de mercado, possibilidade de ampliar a oferta de serviços no mercado, boa remuneração, e um modelo de negócios inovador e com grandes expectativas de crescimento”, conta Zuleika Rastelli, diretora de Suporte.
O trabalho é realizado no modelo home office que está, a cada dia, se tornando uma alternativa excelente para quem quer conduzir o próprio negócio sem dispor de muito capital para montagem de estrutura. Um espaço pequeno que agregue notebook, telefone e internet é suficiente para a condução do negócio com excelência. A tecnologia tem sido grande aliada quando se fala em estruturas enxutas. Há uma economia de recursos e um ganho considerável de tempo, já que não é necessário se locomover pelo trânsito das cidades.
“O franqueado NexB é um profissional autônomo que precisa ter habilidades interpessoais; disponibilidade e iniciativa para investir nas relações; habilidades para identificar pessoas e canais que possam auxiliar no estabelecimento sólido desta rede. Ex-bancários, consultores, contadores e ex-executivos da área comercial são excelentes perfis para fazer parte do negócio. Sua rede de relacionamento costuma ser extensa por terem passado anos à frente de empresas e possuírem experiência em negócios empresariais”, explica Fernando Marino, diretor executivo da rede.
Com atuação dinâmica, o investidor necessita de baixo investimento para iniciar o negócio e potencializa seus ganhos por meio dos contatos de sua rede e renda recorrente. Com investimento a partir de R$ 21,5 mil (sendo R$ 15 mil de taxa de franquia + R$ 5 mil de instalação + R$ 1.500 de capital de giro) para home office, possui faturamento bruto médio mensal entre R$25 mil e R$ 50 mil e lucro líquido em torno de 35%. O prazo de retorno é em torno 6 meses.
Entendendo o negócio
A NexB Valor Negócios é uma rede de franquias que atua em todo o Brasil nas áreas de M&A (fusões e aquisições), Crédito e Consultoria que uniu a tecnologia de uma plataforma desenvolvida para facilitar as fusões e aquisições de empresas com a experiência de profissionais especialistas nesse core business e vem ao mercado com a premissa de elaborar um processo transparente e seguro para PMEs.
“As dificuldades das PMES são imensas, na hora de comprar ou vender uma operação, ou conseguir crédito de uma maneira estruturada ou até mesmo contratar uma consultoria empresarial. A plataforma NexB vem possibilitar, através do seu modelo de negócios inovador, conectar Compradores e Vendedores, Empresas e Instituições Financeiras, Ofertas de Produtos e Serviços e Investidores”, explica Marino.
A Franquia
A rede possui 12 unidades em funcionamento, sendo 6 em São Paulo – 3 na capital, São José do Rio Preto (máster), Catanduva, Bauru, 3 em Mina Gerais – Uberaba, Divinópolis, Pato de Minas, 1 no Distrito Federal – Brasília, 1 em Goiás – Goiânia, e uma unidade em Portugal.
A Valor Negócios foi fundada em 2008 como escritório de consultoria e se tornou franquia em janeiro de 2018. Em 2019 modernizou o modelo de negócio e surgiu a NexB Valor Negócios. “Somos um modelo único de negócio que une marketplace + consultoria por meio da rede de franqueados. Queremos aumentar o raio de atuação, conectar investidores e compradores em todo o Brasil e reduzir o tempo de fechamento de negócios. O modelo tradicional é um escritório de consultoria tentar vender empresas ou captar investidores apenas na sua rede de contatos e parceiros, já com a NexB essa divulgação aumenta muito”, salienta Marino.
A rede quer expandir os negócios e traçou sua rota de expansão com foco no sul, sudeste, centro-oeste.
Dicas para criar relacionamentos estratégicos
- – Vivemos em uma grande teia global, analise suas conexões e quais parcerias pode estabelecer para atingir objetivos
- – A forma de se comunicar é fundamental para estabelecer proximidade e confiança. Relacionamentos duradouros precisam vir atrelados de sinceridade.
- – Seja autentico, busque passar segurança.
- – Troque informações e conhecimentos, apoio e orientação.
- – Se envolva com novas pessoas, e não se mantenha apenas em grupos já conhecidos.
- – Cultive conexões genuínas. Essas conexões ampliam a sua rede de contatos de forma espontânea, pois ela cresce na medida em que o seu negócio, e você mesmo, causam boa impressão, gerando referenciados.
- – Fazer networking é uma habilidade que possibilita alcançar o sucesso.