Nos últimos meses, o mundo sentiu na pele a falta de trabalho com o número crescente de milhares de pessoas desempregadas ocasionado pelo novo coronavírus. A preocupação com a natureza e a saúde passou a ser vista com outros olhos.
Já que o caos na saúde ainda é sentido em boa parte do planeta, o coronavírus mostrou a importância de avaliar os impactos ambientais. Algo que não é tão novidade assim, mas que com a pandemia veio mostrar que se não pararmos para cuidar agora o problema pode ser muito maior com o que vivemos hoje, tendo a necessidade do uso consciente dos recursos naturais.
Especialistas afirmam que negócios que prevejam o retorno ambiental e social ganharão mais espaço no pós-pandemia. O mundo já percebe uma transformação comportamental na busca por hábitos sustentáveis.
Segundo o Sebrae, com a pandemia o consumidor passou a exigir maior engajamento das empresas, demandando práticas mais éticas e sustentáveis, além de maior responsabilidade social e ambiental.
Atento a esse cenário, futuros empreendedores, que buscam voltar ao mercado de trabalho através de um negócio próprio, estão em busca de serviços voltados à sustentabilidade. De março a julho, após o início da pandemia, a franquia Acquazero – rede especializada em limpeza ecológica automotiva e home care – vendeu 80 franquias, sendo 56 novos contratos fechados somente no mês de julho.
“Assim como empresários de todos os segmentos, a pandemia nos assustou quando chegou ao Brasil, porém traçamos estratégias e fortalecemos nosso suporte para os franqueados que continuaram com os serviços durante o isolamento social. Além de criar novos serviços e ferramentas nesse período, o que nos permitiu alcançar esse resultado positivo e satisfatório para a marca”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero.
A meta da rede é encerrar 2020 com 500 unidades comercializadas no Brasil e projeta abrir cinco operações no exterior.
Mudança do comportamento
O mercado de Serviços Automotivos já vinha tendo força desde o ano passado. Somente no primeiro trimestre deste ano, o setor cresceu 7,4% no mercado de franchising, segundo dados apontados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Foi um dos segmentos que mais cresceu nesse período.
Mol aponta que o jovem é o público mais engajado pelas causas ambientais e na busca de soluções por serviços ecologicamente corretos. Inclusive, dos 320 franqueados da rede, 70% correspondem a esse perfil (até 35 anos).
Realmente sustentabilidade é a palavra da moda e ganhará ainda mais espaço, não somente nesse momento que o país vive, mas também no pós-pandemia, já que é crescente a busca por serviços ecológicos.
E é justamente esse o propósito da franquia Acquazero. Considerada a maior rede de franquia em estética automotiva no Brasil, a marca contabiliza 320 operações espalhadas em todos os estados do Brasil, distribuídas entre loja física e home office, tendo como carro-chefe a limpeza ecológica automotiva com o uso de apenas 300 ml de água para lavar um carro inteiro. Os demais 20 serviços utilizam produtos biodegradáveis.
“Durante esse período de isolamento percebemos uma mudança no comportamento dos brasileiros na busca por produtos e serviços sustentáveis, aumentando nosso engajamento com esse potencial cliente, bem como de investidores que visualizam o quão próspero esse segmento tem se revelado. Algo que ficou ainda mais evidente na pandemia”, conclui o executivo.
Tendência no mercado
Um dos grandes diferenciais da Acquazero é a inovação presente na oferta de serviços. Ela foi a primeira rede desse segmento a lançar um aplicativo aos franqueados e consumidores.
Outro diferencial adotado pela rede está no valor de investimento. A partir de R$18 mil é possível se tornar um franqueado home office da marca. A Acquazero trabalha com quatro modelos de negócios, entre loja física e atendimento delivery, com investimento que pode variar de acordo com a modalidade escolhida.